/
/
E-mail marketing: ame, odeie, mas nunca deixe de usar

E-mail marketing: ame, odeie, mas nunca deixe de usar

Todos amavam e-mails nos primórdios da internet. Mas depois de milhares de correntes para salvar criancinhas, piadas compartilhadas e histórias macabras sujeitas a castigo divino, agora tudo parece spam e indesejável.

Mas por mais que o correio eletrônico divida opinião, e-mail marketing ainda é uma ferramenta legítima, que pode gerar resultados e ainda é vital, isso porque:

E-mail é uma forma fácil de alcançar usuários móbile
Uma razão pela qual o e-mail marketing é importante para os empresários é que é uma maneira fácil de começar a atingir os consumidores no celular sem investir muito em novas tecnologias ou softwares. De acordo com um relatório do Pew Research Center, em abril, 52% dos proprietários de celulares dos EUA acessam aos seus e-mails de seus telefones. O número de brasileiros que acessa a internet por meio do telefone celular atingiu 52,5 milhões em 2013, e representa 31% da população. Além disso, o e-mail marketing também trabalha com outros dispositivos móveis, como tablets. Em julho, a Forrester Research divulgou um estudo que apontou que 42% dos e-mails de varejistas foram abertos por consumidores em seus smartphones e 17% em tablets. Isso significa que cerca de três em cada cinco e-mails marketing dobram enquanto mensagens mobile. Usar o e-mail é melhor que SMS, porque: 

? Funciona em outros dispositivos móveis além de telefones;
? Os e-mails são gratuitos para o consumidor enquanto mensagens de texto podem gerar custo;
? Os e-mails têm muito mais espaço para conteúdo de mensagens de texto, permitindo melhores peças de marketing.

Uma forma efetiva de manter os clientes informados
E-mail marketing não é apenas algo que se faz porque é possível e fácil. A tática é muito efetiva para ajudar empresas e consumidores a ficarem conectados. Aliás, consumidores frequentemente abrem campanhas de e-mail marketing das suas marcas e lojas preferidas. E isso vai além dos cupons de desconto. O estudo Channel Preferences Survey, da Exact Target, apontou que o e-mail é o canal preferido para receber ofertas  em detrimento de outras mídias mais próximas, como redes sociais, SMS ou aplicativos de celular. Um estudo do Relevancy Group nos Estados Unidos de 2013 mostra que em anúncios com vídeo, a taxa de abertura aumenta em 40%.

Cupons: aumento nas vendas online e nas lojas físicas
Apesar de o Brasil ainda estar adquirindo a cultura dos cupons de desconto, a experiência já é muito bem sucedida nos Estados Unidos. Um estudo da Nielsen mencionou que 27% dos e-shoppers norte-americanos recebem newsletters para economizar dinheiro. Esse dado é endossado por outra pesquisa da Deloitte, que mostra que para 65% dos americanos os cupons são importantes para compras no supermercado.  A Shop.org reportou que 64% dos americanos já imprimiram um cupom online.

No Brasil, o pontapé inicial para que essa cultura fosse implementada foram os sites de compras coletivas, aos poucos os cupons chegam à vida do brasileiro. De qualquer forma, cupons são um grande negócio e o e-mail marketing é o coração dessa cultura e a melhor maneira de alcançar quem quer barganhar online.

Fácil de integrar a outras táticas de marketing
A versatilidade do e-mail marketing é uma outra razão pela qual os comerciantes devem manter a tática em sua caixa de ferramentas de marketing. Dependendo da profundidade do banco de dados de e-mail e da habilidade de quem realiza, mensagens de e-mail marketing podem variar de simples a muito complexo. Os e-mails podem ser personalizados para incluir o nome do usuário e até mais. Um pequeno estudo de 139 comerciantes descobriu que os sites usam vários tipos de táticas de personalização que podem ser facilmente aplicadas ao e-mail. Quase metade dos varejistas online americanos usam recomendações personalizadas de produtos (44,9%), cerca de um terço usa o nome do cliente adicionado e/ou uma mensagem de boas-vindas exclusiva (31,5%), e um quarto dos entrevistados relataram a adição de lembretes do carrinho de compras (27,6%) para cobrir todas as suas bases de personalização. Ou seja, e-mail marketing também pode ser utilizado com qualquer outra tática de marketing, o que faz com que enviar e-mail seja uma parte importante de qualquer campanha de marketing integrado.

É barato
Mas a melhor razão para dar mais algumas chances ao e-mail marketing é uma das preferidas em todo o mundo: é bom, bonito e barato. Fácil de realizar e efetivo, pois permite que as empresas atinjam um número grande de usuários por poucos centavos. Esse fator faz da modalidade a melhor escolha para pequenos negócios. Outro estudo da Shop.org mostrou que 85% dos empresários na terra do Tio Sam consideram o e-mail marketing a estratégia mais eficiente de captação de clientes.

No Brasil, no entanto, existe um entrave significativo: o ?Relatório de Benchmarking de Entregabilidade 2014?, da Return Path, revela que a cada 10 e-mails marketing enviados no Brasil, apenas seis chegam à caixa de entrada dos usuários, e as demais são consideradas spams ou se perdem após serem bloqueadas pelos provedores. Diante dos dados, o País está na última colocação do ranking de entregabilidade elaborado no estudo pela empresa de e-mail intelligence.

* Com informações da Inc.

 

Leia mais:

A importância de tuitar em tempo real

Nos Correios, ouvir o cliente é a maior estratégia

Mobilidade ainda não emplacou nas empresas

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]