Em um ano desafiador para o varejo, o e-commerce da Amazon publicou resultados de grande sucesso: em 2020, a gigante do comércio eletrônico viu as vendas líquidas atingirem US$ 386 bilhões, um aumento de 38% ano a ano, segundo relatório da CB Insights.
Em meio a paralisações físicas, a companhia colheu imensas recompensas por seus investimentos contínuos em distribuição, atendimento e entrega, permitindo que os compradores estocassem itens essenciais no início da pandemia de Covid-19.
Apesar do impressionante crescimento geral da Amazon, seu controle sobre o varejo online está diminuindo, à medida que os concorrentes aprimoram seus recursos de comércio eletrônico e dobram os valores do consumidor. Em 2020, a empresa capturou 31,4% de todas as vendas de varejo de comércio eletrônico dos EUA, abaixo dos 43,8% do ano anterior, de acordo com o Digital Commerce 360.
Ao passo que a concorrência se aquece no e-commerce, as principais tendências para os pequenos players que desejam capturar parte da participação de mercado da Amazon, de acordo com a CB Insights, são:
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6 passos para aprimorar o e-commerce
Diante desse cenário, é natural que as organizações do segmento de e-commerce busquem ferramentas e estratégias para aumentar seu alcance e faturamento. Dessa forma, a CB Insights elencou seis elementos que podem auxiliar nesse processo.
1. Variedade de nicho
As empresas de nicho se concentram em um sortimento restrito de produtos e conquistam seguidores entre os fanáticos. Em comparação com os grandes varejistas, as companhias que focam em uma área específica têm a vantagem da credibilidade e, portanto, podem promover maior fidelidade do cliente.
Por exemplo, colecionar tênis era um hobby relativamente de nicho no início dos anos 2000, mas o hobby atingiu o mainstream com a ascensão do e-commerce. A autenticidade representa um problema desenfreado na revenda de tênis, com muitos flippers vendendo falsificações, pois essas supostas raridades alcançam altos preços de revenda.
Outros players de comércio eletrônico têm aproveitado para abordar mercados carentes. Os estabelecimentos tradicionais de mercearias têm corredores de “especiarias asiáticas” que se generalizam demais e não conseguem se adequar a qualquer um dos amplos grupos de clientes que estão tentando alcançar; como resultado, a curadoria desempenha um papel fundamental para atrair nichos de mercado.
Leia mais: Serviços de assinatura são o futuro da personalização?
2. Conveniência diferenciada
Empresas de conveniência diferenciadas se esforçam para oferecer facilidade como serviço. Com as pessoas ficando em casa mais do que nunca, isso está se tornando cada vez mais popular. A entrega super rápida é outro aspecto de conveniência que alguns varejistas estão procurando dobrar.
3. Conexão social
As empresas de conexão social se concentram na comunidade e nos aspectos sociais para promover a descoberta de produtos e vendas. O social commerce decolou, com empresas como o YouTube, Instagram e Shopify, concentrando-se na integração social-comercial no ano passado.
A ascensão das comunidades digitais e do marketing de influenciadores dependeu dessa conexão direta com os consumidores. As compras ao vivo são um próximo passo crítico para as empresas que desejam ter sucesso no comércio social. A tendência deve gerar até 20% das vendas totais de comércio eletrônico da China até o próximo ano, acima dos 10% em 2020, segundo estimativas do HSBC e da Qianhai Securities.
A demanda desenfreada também é ilustrada pelo IPO de US $ 5,4 bilhões do aplicativo de transmissão ao vivo da China Kuaishou – o maior desde a estreia de US $ 8,1 bilhões do Uber – após seu crescimento estelar no volume bruto de mercadorias em 2020.
Outros serviços se concentram no aspecto social mais amplo das compras, ao invés de focarem no marketing, por meio de influenciadores individuais.
4. Personalização
As empresas de personalização se especializam em merchandising (recomendações e busca de produtos) e customização de produtos (adaptação de um produto especificamente para um cliente). A Amazon conta com a experiência de caça submarina da pesquisa: os compradores navegando para encontrar o que desejam precisam vasculhar o catálogo da plataforma.
Como resultado, algumas startups estão dobrando os produtos personalizados para aumentar a fidelidade do cliente. Essas empresas adaptam seus produtos específicos a cada indivíduo.
Outro aspecto da personalização concentra-se no componente de merchandising do comércio eletrônico, e algumas empresas fazem isso por meio de ajustes precisos de sortimento – selecionando e filtrando mercadorias para um gosto específico, permitindo uma descoberta mais precisa do produto.
5. Sustentabilidade
As empresas de sustentabilidade se esforçam para reduzir o desperdício de material, adicionar produtos e serviços mais eficientes e incorporar mensagens mais transparentes.
Enquanto a Amazon está trabalhando para fazer metade de todas as remessas líquidas de carbono zero até o final da década, as preocupações com seu impacto ambiental não desaparecem.
Como uma das principais transportadoras do mundo, a Amazon viu suas emissões de carbono aumentarem 15% em 2019 para 51,2 milhões de toneladas, o equivalente a 13 usinas a carvão funcionando por um ano, devido à sua dependência de caminhões e aviões movidos a combustível para entregar suas mercadorias. Em 2019, também produziu pelo menos mais de 115 milhões de libras de resíduos plásticos em suas embalagens.
Consumidores ecologicamente conscientes estão procurando alternativas verdes; assim são os investidores. A crise global de resíduos tem sido um tópico de foco crescente, com a maior parte das mega-rodadas relacionadas à sustentabilidade, nascimentos de unicórnios e saídas centradas em embalagens sustentáveis e modelos de revenda/aluguel.
No futuro, procure uma atenção ainda maior do consumidor e das empresas na incorporação e incorporação de práticas de sustentabilidade nos negócios.
6. Amazon market jockeys
Amazon market jockeys são empresas que compram e ampliam marcas de mercado de terceiros na plataforma. Em vez de serem à prova da Amazon, essas empresas estão aproveitando a onda do sucesso do e-commerce.
Para algumas empresas, a melhor maneira de evitar ser interrompida pela Amazon – que capta cerca de 40 centavos de cada dólar gasto on-line nos EUA – é se incorporar ao próprio ecossistema.
No ano passado, a companhia faturou US$ 80 bilhões em receita de serviços de vendedores terceirizados, e as unidades pagas de terceiros representaram 55% do mix total de vendas de unidades da Amazon no quarto trimestre de 2020.
Embora as empresas variem nos tipos de marcas que compram e como compartilham o crescimento dos vendedores na Amazon, elas geralmente fazem isso por meio de terceiros que integram o programa Fulfilled By Amazon (FBA), que permite que as marcas usar a infraestrutura de atendimento da Amazon e fazer parte do Prime. As holdings ganham dinheiro aumentando as marcas por meio de suporte ao desenvolvimento de produtos, marketing e outras operações.
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