/
/
E-commerce deve ter maior crescimento em 2018 após dois anos

E-commerce deve ter maior crescimento em 2018 após dois anos

Compras por meio de smartphones e tablets crescem, mas ainda há receio dos consumidores. Confira como foi o e-commerce em 2017 e a previsão para este ano

As compras feitas via plataformas online, no Brasil, devem aumentar em 2018. De acordo com o relatório “Webshoppers”, da Ebit, empresa que divulga pesquisas e insights sobre o consumo na internet, estima-se que o e-commerce terá crescimento de 12% no faturamento, rendendo ao todo R$ 53,5 bilhões (sem contar o mercado de revenda e usados em geral).

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

A série histórica mostra uma evidente ascendência do e-commerce brasileiro. Em 2011, o lucro era de R$ 18,7 bilhões. No ano passado, os números chegaram a 47,7 bilhões em faturamento – aumento de cerca de 155% no período. De 2016 para 2017 o aumento foi de 8% e, no ano anterior, de 7%. Portanto, o crescimento de 2018 deve ser o maior após dois anos de alta de apenas um dígito.

Mas segundo o diretor executivo da Ebit, André Dias, o resultado ainda está aquém do potencial do Brasil. “O sucesso depende da equalização de três fatores fundamentais: rápida integração de lojistas, gestão da qualidade de atendimento e excelência nos processos operacionais para gestão de estoque, frete e entrega”, afirma Dias.  “Os números mostram, sim, crescimento do setor, mas ainda é tímido”, conclui o executivo.

Segundo o IBGE, as vendas do e-commerce representaram 4% do total no varejo, em 2017. A previsão da Ebit para 2018 é de um ligeiro aumento de até 0,5 ponto percentual.

Leia também:
10 passos que você precisa seguir para falir seu e-commerce

Dispositivos móveis no e-commerce

Houve em 2017 aumento de 11% no número de pedidos via smartphones e tablets em relação a 2016. No entanto, atualmente, as compras por meio de dispositivos móveis representam apenas 27,3% contra 72,7% dos desktops. “Se nós considerarmos o volume de acessos por celulares e tablets (mais de 50% dos usuários), o número de transações feitas pelos aparelhos continua baixo”, diz Dias, em entrevista ao portal NOVAREJO.

A insegurança de ter os dados roubados e a má experiência dos clientes nos sites, em geral, são os principais fatores negativos. “De fato, o consumidor já adotou o celular para procurar produtos, mas ele ainda tem receio na hora de concluir o pedido. E a experiência do consumidor nas plataformas ainda não é ideal”. A estimativa da Ebit para 2018 é de que a aquisição de produtos por dispositivos móveis cresça e atinja, aproximadamente, a marca de 40%.

Categorias

O segmento de Moda e Acessórios manteve a liderança e aumentou a sua participação nas vendas com 14,2% dos pedidos, seguido por Saúde, Cosméticos e Perfumaria, com 12%, e eletrodomésticos, com 10,8%. Já no volume financeiro, o maior retorno veio do setor de Telefonia e Celulares, atingindo 21,2% de fatia do total de faturamento do e-commerce.

Meios de pagamento

Com a intenção de não se endividar e obter maiores descontos, cerca de 50% dos consumidores optaram pelo pagamento à vista em 2017. No ano anterior, o número era menor: 42,2%.

Leia também:
Brasileiros usam mais aplicativos que a média mundial

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]