Pesquisar
Close this search box.
/
/
De olho na acessibilidade, Dove lança cadeira para PCDs e corpos diversos

De olho na acessibilidade, Dove lança cadeira para PCDs e corpos diversos

Pesquisa realizada pela marca mostra que pessoas “fora do padrão” deixam de frequentar as praias por falta de estrutura apropriada para a diversidade de corpos.

Para promover a acessibilidade e inclusão nas praias durante o verão, a Dove disponibilizou um protótipo de cadeira para PCDs e gordos se sentirem à vontade em um ambiente que, em teoria, é bastante democrático. Afinal, para aproveitar uma praia, bastaria vestir a roupa de banho e curtir a areia e o mar, sem ter que pagar ingresso, certo? No entanto, a falta de estrutura para atender corpos diversos é um dos principais motivos que fazem alguns grupos de pessoas desistirem de frequentar esse espaço público.

A cadeira para PCDs (Pessoas com Deficiência) tem rodas e pneus que permitem ao usuário se movimentar na areia com facilidade, além de apoio para braços. Já a cadeira para pessoas gordas tem estrutura mais larga e resistente se comparada com as tradicionais cadeiras de praia.

A novidade pode ser encontrada para aluguel gratuito no “Espaço Dove – Um Lugar ao Sol”, nas praias do Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon, no Rio de Janeiro, até o dia 7 de março.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Cadeira para PCDs e gordos é resultado de pesquisa sobre acessibilidade e inclusão

A ação da Dove foi promovida a partir dos dados de uma pesquisa encomendada pela marca de cuidados pessoais e realizada pelo Instituto Ideia. Os resultados mostraram que, entre pessoas com corpos diversos, 51% de PCDs e 42% de pessoas gordas e “fora do padrão” já deixaram de frequentar o local por limitações de estrutura. E 20% das pessoas gordas não desfrutam do ambiente por não caberem nas cadeiras de praia. Ou seja, das limitações de estrutura, algumas são simples de serem resolvidas – oferecendo cadeiras mais fortes e maiores, por exemplo.

A pesquisa foi feita com 1636 pessoas de 18 a 60 anos mais, no mês de janeiro deste ano a fim de aferir a percepção brasileira sobre a praia no verão, com foco em acessibilidade e inclusão. Dentro dos mesmos critérios, 109 pessoas com deficiência e 148 pessoas gordas e consideradas fora do padrão foram entrevistadas para trazer informações específicas sobre esses corpos e como eles enfrentam os desafios de curtir o verão à beira do mar.

Em relação ao acesso ao mar, aliás, metade das pessoas com mobilidade reduzida não vão por não existir rampas de acesso à areia e à água, e 18% das pessoas obesas alegam a mesma dificuldade. Como as cadeiras de rodas tradicionais não circulam na areia e na água, é necessário adquirir equipamentos específicos para essa finalidade. Oferecer gratuitamente cadeiras apropriadas, portanto, também pode solucionar o problema.

Outra estrutura nas praias despreparada para atender a diversidade de corpos são os banheiros públicos: 48% das pessoas com deficiência e 24% das pessoas obesas afirmam que esses locais não são seguros e nem inclusivos.

Assim, além das cadeiras, o Espaço Dove oferece banheiros não-binários e mais espaçosos, rampas de acesso e fisioterapeutas especializados para auxiliar pessoas com deficiência no uso das cadeiras anfíbias (como são chamadas as cadeiras apropriadas para areia e água).

Conheça o Mundo do CX

Iniciativa tem a intenção de promover reflexão e soluções

As ações no Espaço Dove vão além de oferecer uma estrutura mais acessível para uma diversidade de pessoas. Até março, o espaço conta com uma agenda de talks e DJs e, após o período, as cadeiras serão disponibilizadas aos barraqueiros da orla do Rio de Janeiro para que o uso seja feito ao longo do ano.

“Nossa missão, como uma das mais relevantes marcas de beleza do Brasil, é questionar a sociedade sobre os padrões estabelecidos e sobre a maneira como ela enxerga ou deixa de enxergar corpos marginalizados. Quando vemos que a praia, um local que deveria ser o mais democrático e acessível para todos, na realidade, não corresponde a isso, temos um problema e precisamos priorizar a criação de espaços inclusivos”, afirma Paula Paiva, líder de Digital e Mídia de Dove.

“Ao darmos voz a essas pessoas e descobrirmos que muitas delas não frequentam a praia por uma questão de acessibilidade, é preciso provocar e pensar em soluções que garantam o direito de frequentar e pertencer. Essa é a proposta do ‘Espaço Dove: Um Lugar ao Sol’, que nasce para que diferentes perfis e necessidades possam estar na praia, na areia ou em qualquer lugar, permitindo acesso a quem não estava lá e propondo reflexão a quem já frequenta o local”, finaliza Paula.

Dove
Divulgação

Projeto é gratuito e aberto para quem quiser reproduzir as cadeiras inclusivas

O protótipo da cadeira para PCDs e pessoas gordas da Dove terá solução open source, o que significa que qualquer fabricante de cadeiras de praia poderá reproduzi-la. O projeto aberto é um incentivo para que uma estrutura cada vez melhor seja oferecida nas praias do Brasil e uma diversidade cada vez maior de corpos possam aproveitar esse espaço tão grande e rico do país.

Para utilizar o serviço, o usuário deve realizar um cadastro gratuito por meio do QR code disponibilizado nos pontos mencionados. O aluguel é gratuito, mas existe o registro de um pagamento caução serve apenas para garantir a devolução dos produtos dentro do prazo.

As inscrições para os bate-papos também são gratuitas, sujeitas à lotação e realizadas previamente no próprio local. Confira a agenda para os próximos dias:

  • Todos os dias, das 10h às 17h: aluguel gratuito de cadeiras Dove
  • Dia 26.02, às 15h:
    Talk “Julgamentos alheios: como impactam na forma como nos vemos”, com Movimento Corpo Livre e Lelê Martins;
  • Dia 05.03 às 15h:
    Talk “Gordofobia não é crime?”, com o projeto Gordas na Lei;
  • Dias 26.02 e 05.03 a partir das 16h: DJ Tamy Reis.
  • *Necessário agendamento prévio, sujeito à disponibilidade.
    Endereço: Avenida Atlântica, em frente à Rua Princesa Isabel
    Horário de funcionamento: de segunda a segunda das 10h às 17h.

+ Notícias

Com foco em programa de benefícios e entregas, Fast Shop detalha planos para 2023

Modo Stone inova no BBB e fora da casa

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]