A Internacional Meal Company (IMC), dona no Brasil das operações Viena e Frango Assado, registrou um rombo de R$ 104,3 milhões em 2015, perda muito acima dos R$ 16,6 milhões de prejuízo registrado no ano anterior.
Leia também:
Dona do Viena vende operações no México
Já a receita líquida da companhia viu crescimento de 3,4%, tanto no trimestre quanto no acumulado do ano, o que foi considerado um bom resultado frente à queda no fluxo de veículos nas rodovias de SP e o crescimento dos custos e despesas operacionais.
Leia também:
Dona do Viena fecha lojas e tem prejuízo
Em 2015, houve uma redução de 9,9% nas lojas da IMC, ou 25 unidades, o que levou a empresa a fechar o ano com 281 lojas no total. Só no quarto trimestre do ano houve o fechamento de 5 estabelecimentos, sendo 3 em aeroportos, 1 em shopping center e 1 em estrada, todos ligados ao programa de encerramento de lojas deficitárias e não foram abertas novas lojas.No balanço divulgado à imprensa, a empresa afirmou que ?os resultados se devem principalmente à deterioração do cenário macroeconômico do Brasil, que influenciou negativamente o fluxo de passageiros em aeroportos e o consumo em shopping malls.
?De acordo com a IMC, enquanto as operações do Brasil perderam representatividade tanto nas vendas quanto no resultado operacional, ?o momento econômico e a depreciação do real ajudaram a impulsionar a representatividade das operações internacionais para um nível próximo a 50% do resultado operacional do ano?, comentou a empresa no relatório.Para 2016 a IMC pretende focar na geração de caixa através dos ganhos de eficiência operacional e redução do estoque para aumentar o capital de giro.
Leia também:
?Inovação é ponto forte?, diz CEO do Giraffas