O consumidor do passado, que fazia escolhas por meio da propaganda veiculada na televisão, está hoje mais exigente e engajado. Assim, preocupa-se com causas e valores e espera o mesmo das empresas. É certeza: o mundo mudou. E a publicidade, naturalmente, acompanhou esses passos.
Foi nesse contexto que nasceu a ACT Responsible, organização que reúne campanhas de conteúdo social e sustentável e realiza, anualmente, no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, o ACT Responsible Tributes, que reconhece e homenageia a criatividade voltada para boas causas.
Quatro categorias separaram as campanhas concorrentes: Direitos Humanos, Educação, Solidariedade e Planeta. Assim, doze homenagens foram feitas ? com três vencedores em cada categoria. Além disso, houve um Tributo Especial, feito à Spark*, que teve um desempenho considerável tanto no processo de votação quanto na exposição.
Assim, o reconhecimento representa uma ligação entre os indivíduos e o Festival, uma vez que os votos são públicos. O processo começa com campanhas identificadas pela organização ? desde junho de 2014, foram contabilizadas 1.310. Entre elas, 500 foram selecionadas para participar de uma exibição realizada no Festival de Cannes. Ao mesmo tempo, 115 campanhas foram escolhidas em uma exibição especial, também no local. Neste ano, 86 agências de 33 países diferentes foram reunidas na exibição. No Festival, 1.878 votos foram realizados, enquanto 33.770 aconteceram pela internet.
Em 2015, as campanhas vencedoras são:
Categoria Planeta
?Balance of nature?, feita pela Terremoto Propaganda para a Ecovia
Categoria Solidariedade
“They have a past, let’s help them have a future”, feita pela BDDP & Fils France, para a Fondation Abbé Pierre. Clique para ver o vídeo.
Categoria Direitos Humanos
“Taking Off “, feita pela Agence LIMITE France, para a Action Enfance. Clique aqui para ver o vídeo.
Categoria Educação
?Make love. Not dogs?, feita pela TBWASan Juan Puerto Rico, para a Pet SOS
* Veja mais campanhas em: http://act.adforum.com/partner
LEIA MAIS:
Sede de criatividade: como ser o anunciante mais admirado?