Pesquisar
Close this search box.
/
/
Precisamos falar sobre diversidade e inclusão no varejo

Precisamos falar sobre diversidade e inclusão no varejo

Atualmente mais de um bilhão de pessoas – 15% da população mundial – experimenta alguma forma de deficiência, de acordo com o Grupo Banco Mundial. Como as grandes empresas têm trabalhado para se tornar mais inclusivas?

Primeiramente acho importante desmistificarmos que pautas como inclusão e diversidade não são uma tendência, e sim uma necessidade. Nós enquanto consumidores, enquanto indústria, enquanto marca, enquanto seres-humanos, precisamos falar sobre isso. E no momento atual que vivemos enquanto sociedade, Millennials e Geração Z vão exigir a inclusão de forma ainda mais radical que as gerações anteriores, e as marcas precisam reagir à isso – daqui para frente, não se posicionar não será mais algo bem-visto, o varejo terá que se reinventar, agregar, incluir.
Quando pensamos em inclusão, precisamos partir do fato de que mais de um bilhão de pessoas – 15% da população mundial – experimenta alguma forma de deficiência, de acordo com o Grupo Banco Mundial.
O número de deficientes físicos no mundo corresponde à uma população do tamanho da China, segundo a OMS. Esse grupo de pessoas e suas redes, representam um poder de compra de US $ 7 bilhões, e apesar de isso significar que existe uma demanda específica para esses consumidores e que, consequentemente, existe uma oportunidade para marcas oferecerem produtos e serviços para eles, infelizmente o design inclusivo ainda parece ser uma realidade distante.
Isso pode ser observado através de exemplos rotineiros – segundo a Sigma, atualmente um quarto dos varejistas na Europa não acomoda pessoas em cadeiras de rodas, enquanto um terço não consegue acomodar aqueles que possuem qualquer tipo de comprometimento cognitivo, como o autismo. Ou seja, a maioria dos varejistas hoje não faz da inclusão uma consideração cotidiana e isso se aplica desde o momento do design do produto até o design da loja física ou mesmo virtual.

Precisamos quebrar essas barreiras, e quebrar as barreiras significa desinviabilizar qualquer tipo de preconceito; educar e naturalizar.
Essa transformação precisa começar internamente, no DNA da empresa, e claro, ser coerentemente aplicada pelas marcas nas lojas, momento crucial de interação com esses consumidores.
Para promover mudanças reais os funcionários de todos os níveis de uma empresa devem ser adequadamente treinados e capacitados para ajudar os consumidores de todos os corpos e habilidades, ainda que isso afete os números.
No ano passado o Starbucks fechou suas 8.000 lojas por meio período, para realizar um treinamento de diversidade para os funcionários.
Em 2019, a cadeia de beleza Sephora fechou suas lojas nos EUA por uma hora para realizar um treinamento de diversidade para os 16.000 funcionários da empresa, declarando ser uma primeira iniciativa de muitas que estão por vir.
Ainda este ano, o varejista britânico Sainsbury lançou o “Signsbury’s”, uma iniciativa de quatro dias em que os funcionários participaram de aulas de sinais e foram incentivados a usar a linguagem nas lojas.

diversidade
Foto Unsplash

Outro ponto relevante dentro da temática inclusão, é a questão de gênero. As normas de gênero estão mudando à medida em que as atitudes em relação à masculinidade e à feminilidade se tornam mais inclusivas, principalmente nos países ocidentais desenvolvidos e em alguns mercado asiáticos.
Assim, o design de lojas para a geração sem gênero se tornará uma prioridade, e os pais Millennials já mostram seu apoio em relação à isso – 20% dos pais com filhos menores de 12 anos apoiam roupas neutras em termos de gênero, segundo dados publicados pela Mintel em 2017.
Estamos falando de vestiários e banheiros de gênero neutro, além de layouts de loja que são fluidos e sem divisões por gênero, bem como um visual merchandising livre de estereótipos, como é o caso da marca Mini Friday loja
A indústria fashion vem se mobilizando não só em termos de design de loja, mas também em relação ao design de produto. O mercado global de roupas para pessoas com deficiência física deve alcançar US $ 400 bilhões até 2026, segundo projeções de X.
A varejista Target está avançando no design acessível com sua linha de roupas adaptáveis ??para crianças Cat & Jack, lançada em 2018, e a partir deste ano, vem adicionando ao portfólio roupas sensoriais e adaptáveis ??para adultos.
A Tommy Hilfiger lançou este ano uma linha de roupas adaptativas  que atendem a necessidades especiais, apresentando detalhes como fechos magnéticos, designs sem zíper, tecidos sensíveis ao toque e silhuetas acessíveis para certos tratamentos clínicos. Além disso, a marca incluiu em algumas lojas físicas tecnologias habilitadas por voz para que os consumidores com deficiência física conseguissem ter demonstrações guiadas de produtos.
diversidade
Foto Unsplash

Outros mercados também vem repensando o design de produtos. A Microsoft lançou seu Adaptive Controller para o Xbox, em que jogadores de todas as habilidades e corpos podem usar.
Na Coréia, a Hyundai inovou para ajudar os motoristas de táxi com deficiência auditiva a se sentirem mais seguros ao dirigir: o “Táxi Silencioso” apresenta pistas visuais táteis que sinalizam atividades próximas ao redor do carro.
A varejista de móveis IKEA, projetou uma nova coleção para facilitar a vida no lar de compradores com necessidades especiais, a “IKEA ThisAbles”. Foram criados acessórios que podem ser adaptados aos móveis e objetos mais vendidos pela marca, para tornar os mesmos mais amigáveis e personalizados para as pessoas com deficiência.
Como observamos, as oportunidades para as marcas são infinitas, e entender que a inclusão é uma necessidade é crucial. Enxergar esses grupos negligenciados com outro olhar pode naturalmente transformar essa demanda em uma plataforma para criatividade e inovação dentro da empresa.
Por fim, não podemos esquecer que inclusão está diretamente associada à diversidade. Ambientes plurais naturalmente forçam com que as estruturas sejam repensadas, para acomodar e satisfazer não apenas um grupo dominante, mas à todos. E frente à isso, fica à reflexão: será que se tivéssemos ambientes mais diversos, naturalmente, não teríamos espaços físicos mais inclusivos?
É um ótimo momento para as empresas e marcas pensarem sobre isso, e implementarem a diversidade na origem, já que por muito tempo foram responsáveis por construir ambientes exclusivos – agora é a hora de mudar esse cenário promover mudanças mais inclusivas para todos.

Artigo escrito por Liliah Angelini, da WGSN


+ NOTÍCIAS

Como a acessibilidade está transformando a vida de gamers do mundo inteiro
Acessibilidade: empatia motiva criação de startup brasileira premiada pelo Google
Google for Brasil celebra diversidade, inclusão e novidades nas plataformas
Caminhoneira transgênero estrela campanha da Shell no mês em prol da diversidade

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]