A Walt Disney Company e a Epic Games, empresa dona do ecossistema de jogos Fortnite, anunciaram uma parceria para a criação de novos jogos e universos de entretenimento. No acordo, a Disney investirá US$ 1,5 bilhão para adquirir uma participação na Epic Games – transação que ainda irá passar pelo crivo regulatório. Essa é a maior investida da Walt Disney Company no segmento de jogos até o momento.
O anúncio não traz muitas explicações sobre como a parceria se dará na prática para os jogadores e consumidores da Epic Games. Mas já antecipa que players poderão interagir com personagens do universo Disney, como as franquias Pixar, Marvel, Star Wars e Avatar em jogos e experiências. Além disso, haverá uma interoperabilidade com Fortnite – jogo no estilo battle royale, no qual jogadores são munidos com diferentes equipamentos para derrotar uns aos outros até que apenas um seja vitorioso.
“Nossa nova e empolgante parceria com a Epic Games reunirá as adoradas marcas e franquias da Disney com o imensamente popular Fortnite em um novo universo de jogos e entretenimento transformacional”, explica Robert A. Iger, CEO da The Walt Disney Company. “Isso marca a maior entrada da Disney até agora no mundo dos jogos e oferece oportunidades significativas para crescimento e expansão. Mal podemos esperar para que os fãs experimentem as histórias e mundos da Disney que amam de maneiras inovadoras”.
Ecossistema de experiências
O jogo Fortnite foi lançado oficialmente ao público em 2017, depois que o gênero battle royale – inspirado no livro homônimo do autor japonês Koushun Takami – se popularizou por meio do jogo PlayerUnkown’s Battlegrounds (PUBG). Em apenas duas semanas, o jogo da Epic Games conquistou mais de 10 milhões de jogadores em todo o mundo.
Enquanto Fornite é um jogo gratuito – tanto para fazer o download quanto para jogar nas mais diferentes plataformas –, e nele há uma grande variedade de itens que podem ser comprados para personalizar os avatares dos jogadores. Assim, é possível mudar a cor do cabelo, da pele, as roupas ou mesmo adquirir skins de personagens de filmes, séries e demais jogos, como Alan Wake, As Tartarugas Ninjas e do cantor The Weekend.
Ao longo dos anos, a plataforma passou a incorporar cada vez mais jogos, tornando-se uma verdadeira central de experiências para players de diferentes faixas etárias. Além de sediar shows exclusivos, como os dos artistas norte-americanos Travis Scott e Ariana Grande, há desafios por tempo limitado que são realizados de tempos em tempos. Mais recentemente, em 2022, a Epic Games anunciou uma parceria com a Sony e a KIRKBI, companhia de investimento da família proprietária da Lego, mas o jogo só foi lançado oficialmente em dezembro de 2023.
O Lego Fortnite é um jogo de sobrevivência na clássica estética das peças de Lego, no qual jogadores se reúnem para colher recursos, construir itens e explorar um grande mapa que inclui diferentes condições climáticas e geografias. O jogo também foi acompanhado pelos lançamentos do Fortnite Festival, dos criadores de Rock Band, e Rocket Racing, do estúdio por trás do jogo Rocket League.
A magia da Disney
Essa não é a primeira vez que Disney e Epic Games se unem para criar experiências dentro do universo de Fortnite. Em 2020, as duas empresas criaram uma temporada inspirada nos personagens da Marvel no jogo que atraiu mais de 15,3 milhões de jogadores. Além disso, em 2017, a Epic Games fez parte do programa de aceleração da Disney para impactos no futuro da tecnologia e do entretenimento.
“A Disney foi uma das primeiras empresas a acreditar no potencial de unir seus mundos ao nosso em Fortnite, e eles usam o Unreal Engine em todo o seu portfólio”, afirmou Tim Sweeney, CEO e fundador da Epic Games. “Agora estamos colaborando em algo totalmente novo para construir um ecossistema persistente, aberto e interoperável que reunirá as comunidades da Disney e do Fortnite”.
Segundo o comunicado, o mundo digital está crescendo com mais de três bilhões de jogadores de videogames em todo o mundo que estão buscando experiências seguras e sem barreiras entre os mundos que amam. Ainda é difícil prever o resultado da parceria entre as duas empresas – por enquanto, a única notícia é que o jogo de corrida Rocket Racing receberá uma atualização no tema da série The Mandalorian, da franquia Star Wars. Mas se for algo similar ao que já foi feito no passado, ou ao universo da Lego em Fornite, é um caminho já traçado para o sucesso de novas experiências.
*Foto: Cassiano Correia / Shutterstock.com