Definitivamente nada mais será como conhecemos. Negócios são modificados, empresas são remodeladas ou simplesmente tornadas obsoletas, a evolução do consumidor e novas formas de comércio como a economia compartilhada não deixam dúvidas de que estamos em mudança. E então vamos ao Money 20/20, maior evento mundial sobre meios de pagamento, comportamento, relações de consumo, varejo, e-commerce, mobile commerce e bancos, para ver que até as formas de comprar e de capturar valor serão profundamente alteradas.
O evento é gigantesco. Cerca de 15 mil pessoas, de dezenas de países, em estimativa modesta passam pelo The Venetian, gigantesco hotel cassino, shopping e centro de convenções em Las Vegas, para conhecer, discutir e projetar o futuro de nossa relação com o dinheiro. E a primeira pergunta que surge é: que dinheiro?
Novos meios de pagamento estão sendo criados em velocidade incomparável. Carteiras digitais, sistemas de pagamento móveis, modalidades de pagamento expresso, moedas digitais, formatos de débito que permitem transações variadas sem a presença de bancos criam novos desafios regulatórios e prometem modificar a relação do varejo com seu cliente. A velocidade do pagamento e da oferta de informações derivadas de cada transação é a corrida do ouro para empresas adquirentes, operadoras de cartão de crédito, empresas de tecnologia, operadoras de telefonia móvel, redes varejistas. A busca é pelo padrão predominante. Aquele que reduza a fricção e permita ao cliente comprar sem sair de seus apps e de sua vida tocada nas telas dos smartphones.
As revistas Consumidor Moderno e NOVAREJO trarão diversos conteúdos, tanto nos sites e redes sociais quanto nas próximas edições impressas para levar aos nossos leitores todas as informações e desdobramentos do Money 20/20.
*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão