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Seja no digital ou no físico, ouvir é a chave para o sucesso da experiência do cliente

Seja no digital ou no físico, ouvir é a chave para o sucesso da experiência do cliente

19 meses de pandemia trazem o desafio das empresas de criarem uma experiência satisfatória por meio digital

Oferecer uma experiência (CX) digital humanizada está entre os principais desejos de boa parte das empresas hoje, especialmente as nativas digitais. Afinal, a migração do físico para o virtual foi repentina, agravada principalmente pela pandemia, e muitas empresas sentiram dificuldade em promover uma jornada mais humana, próxima do consumidor.

No que toca o cliente, a humanização tem várias etapas. Uma das mais fundamentais dela, entretanto, é o “ouvir”: ter um suporte bom é imprescindível para 94% dos brasileiros com poder de compra, mostra dados da pesquisa da Hibou, realizada em outubro de 2020. O processo de acolhimento e conexão da marca com o consumidor, demonstra a pesquisa, destaca que 97% dos consumidores do país entendem que ser bem acolhido significa ser ouvido.

Em 2021, com a tecnologia a plenos pulmões, ainda há a permanência da necessidade de um atendimento bem estruturado, de forma a promover uma boa experiência com as empresas. Dessa forma, promover o CX na verdade tem muito mais a ver com proporcionar ao consumidor uma boa escuta — e nem sempre essa escuta está relacionada a algo dito, de fato — do que apenas inseri-lo em ambiente digital, embora esse esforço tenha, sim, seu reconhecido valor.

A experiência, mesmo no digital, é mandatória

Se pensarmos bem, a experiência do cliente tem tudo a ver com a leitura do comportamento do consumidor. Assim, nada mais coerente entender que um bom atendimento, que valorize a escuta, transforme-se em uma boa experiência.

De acordo com o estudo da Hibou, 72,3% das pessoas não voltam a adquirir produtos e serviços em um empreendimento depois de lidarem com grosserias de um funcionário — e em “grosserias”, insere-se também um atendimento desleixado. Em 2021, essa tendência prevalece: dados da Opinion Box destacam que 76% dos consumidores já compraram em outra marca, motivados por uma experiência negativa. É claro que isso funciona muito mais para lojas físicas, mas o ambiente digital também passa pelos mesmos problemas: um chatbot mal programado e um atendimento ineficiente também afastam o consumidor com bastante facilidade.

Seja pelo telefone, e-mail, SMS, WhatsApp ou Chatbots, a experiência é mais que necessária em sua plena atividade, é fundamental. Até porque as empresas hoje lidam com um consumidor muito mais exigente, muito mais informado e muito mais difícil de se encantar. É um fato: a tecnologia pode sim ser encantadora, mas só faz os olhos brilharem se está em bom funcionamento, o que significa estar alinhada com as necessidades do consumidor.

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Mais do que ouvir, planejar uma experiência satisfatória

Além de se sentir ouvido, em 2020, a pesquisa da Hibou destacava que 96,5% dos brasileiros interpretam que um bom atendimento está ligado à interpretação e nitidez das informações passadas. Em ambiente digital, essa clareza é ainda mais importante, uma vez que para recorrer ao atendimento, o consumidor tende a ter um esforço maior do que ele teria a chamar um atendente em uma loja física. Um ano mais tarde, nota-se que essa necessidade por informações claras é recorrente, dado que boa parte(84,2%, segundo dados da pesquisa da Neoassist) dos consumidores ainda prefere o atendimento telefônico para tirar dúvidas e, assim, receber um atendimento mais informativo e eficiente.

No entanto, ainda que os dados sejam do ano anterior, há algo que se mantém frequente: de acordo com o estudo, cerca de 53,9% dos brasileiros passaram por duas ou três experiências ruins para desistirem totalmente de uma marca e 33,3% apenas por uma. Os dados indicam que o consumidor tem cada vez menos paciência para ter um atendimento que não é tão satisfatório, algo que já é bastante debatido no mundo dos negócios.


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