Pesquisar
Close this search box.
/
/
Cinco dicas de segurança para usar aquecedor a gás

Cinco dicas de segurança para usar aquecedor a gás

O inverno chegou castigando. Nada melhor do que um banho quentinho, mas é preciso manter a segurança. Confira essas dicas para usar o aquecedor tranquilo

“The winter is coming” (o inverno está chegando, em tradução livre). Todo fã de Game of Thrones sabe a origem dessa frase: os Stark, família do Norte do reino fictício, vêm repetindo esta frase constantemente desde a primeira temporada. Pois bem, em São Paulo, o inverno já chegou. E as temperaturas vieram castigando os paulistanos. Ok, nem de perto parecidas com as que Jon Snow enfrenta na muralha, mas para o padrão nacional, podemos dizer que é um frio danado.

Obviamente, com as baixas temperaturas, vale apelar para vários artifícios para se manter quentinho, desde o bom pijama de flanela, com meias quentinhas ao bom e velho aquecedor, além de um chuveiro poderoso. Uma opção é justamente usar o gás natural para aquecer a água do banho – e de outros cômodos da casa, também, como torneiras da pia da cozinha e do banheiro.
O aquecedor de gás natural é um aparelho que queima o gás natural encanado – é importante não confundir com o gás dos botijões – para produzir calor. Seu uso inadequado pode acarretar não só o desperdício como alguns riscos para a sua segurança.

Para evitar isso, o gerente de vendas da Copagaz, quinta maior distribuidora de GLP (gás de cozinha) do Brasil, Vicente Longatti, separou cinco dicas de segurança que vão desde o correto armazenamento do GLP até o manuseio correto do aquecedor.

1.   O aparelho deve ser instalado por uma equipe técnica especializada e em locais bastante arejados e de fácil acesso – como a área de serviço ou a varanda, por exemplo. Como os queimadores consomem oxigênio durante o seu funcionamento, é muito importante garantir a ventilação adequada do local. Caso o ambiente tenha pouca ventilação, é necessário ficar atento se o aquecedor possui uma exaustão forçada, responsável pela ventilação do CO? produzido na queima do combustível.

2.   Mantenha os registros de gás dos aquecedores fechados sempre que você for se ausentar por longos períodos, como viagens de muitos dias.

3.   Mantenha o aquecedor sempre limpo e regulado. Pelo menos uma vez por ano, faça uma revisão e atenção à validade das mangueiras metálicas do seu produto – elas possuem prazo de cinco anos – esta data está marcada na mangueira.

4.   É importante verificar se a chama piloto se mantém acesa, garantindo o perfeito funcionamento do aquecedor e acompanhar a coloração dela. O certo é que as chamas de gás sejam sempre de um tom azulado. Se elas mudarem para um tom amarelado ou alaranjado, vale desligar o equipamento e fazer uma inspeção, pois essa cor pode ser sinal de que os queimadores estão sujos, obstruídos ou desregulados. Além da questão da segurança, esse problema também interfere na economia, por aumentar o consumo de gás.

5.    O botão de regulagem da temperatura deve estar na posição intermediária, durante o inverno, e na mínima, no verão. Além de garantir a segurança do usuário, isso evita desperdício de consumo de gás.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]