Pesquisar
Close this search box.
/
/
4 dicas para implantar um programa de equidade de gênero

4 dicas para implantar um programa de equidade de gênero

No Brasil, 53% das empresas não têm nenhuma mulher em cargos de liderança. Confira como deixar seu negócio mais equilibrado

Quando idealizei o Fórum Mulheres em Destaque, em 2010, para falar sobre a ascensão das mulheres aos cargos de liderança nas empresas, esse era um tema pouco discutido. De lá para cá, a diversidade e a equidade de gênero passaram a ser grandes questões nas corporações, com a implantação de programas específicos para engajar os colaboradores à causa. De acordo com a pesquisa Women in Business, da Grant Thornton, a presença de mulheres em cargos de CEO aumentou de 5% para 11% de 2015 para 2016, somente no Brasil. Mesmo assim, 53% das empresas no Brasil não tem nenhuma mulher em cargo de liderança.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Essa mesma pesquisa coloca o Brasil entre os 10 países que menos promovem mulheres para cargos mais altos. Problemas como falta de estrutura dentro das empresas para permitirem que a mulher se concentre na sua carreira, com benefícios como horários mais flexíveis e creches, e a falta de programas de incentivo são apontados como alguns dos motivos para que ainda estejamos em uma posição tão ruim em relação aos outros países do mundo.

Muitas empresas gostariam de incluir em seus programas um trabalho específico de incentivo à liderança feminina e equilíbrio de gênero, mas não sabem como começar essa mudança. Há sete anos desenvolvo pesquisas e uma cuidadosa curadoria para nossos eventos focados em diversidade e liderança feminina por acreditar que ambientes mais diversos e igualitários tornam as empresas mais sustentáveis e responsáveis. Criamos o braço CKZ Consultoria em Diversidade, que tem como propósito apoiar as corporações na construção e na implantação de programas de diversidade, palestras de sensibilização, treinamentos e workshops.

Primeiros passos
Antes de montar um programa de equidade de gênero, é preciso sensibilizar a equipe. A primeira ação é esclarecer para os colaboradores o que é machismo e o que é feminismo. Ao entenderem essa diferenciação, os homens passam a enxergar a liderança feminina com outro olhar, muitas vezes se identificando como feministas e estando mais abertos a esse tipo de iniciativa. Machismo é a concepção de que as mulheres são subordinadas aos homens e o feminismo não é o contrário disso, é a busca pela equidade de gênero, ou seja, homens e mulheres têm os mesmos direitos e deveres.

Ao dar espaço para as mulheres, as empresas conseguem reter talentos e ter uma complementariedade de competências. O Peterson Institute for International Economics, em parceria com a EY, pesquisou 21.980 empresas em 91 países diferentes e chegou à conclusão de que a presença de mulheres na liderança de uma corporação pode melhorar o desempenho da empresa. Com um aumento de 30% de mulheres em posições de alto escalão está associado a um aumento de 15% da lucratividade.

Listei algumas dicas valiosas para implantar um programa de equidade de gênero e liderança feminina em sua empresa para começar a fazer parte desse movimento. Lembre-se que você pode ser um multiplicador desta mudança, basta colocar o assunto em pauta dentro da sua organização:

1- Formar um grupo para falar sobre diversidade de gênero que inclua os homens. É necessário que os homens estejam contemplados no grupo, pois eles serão os grandes influenciadores e disseminadores do projeto. A visão masculina é imprescindível para que as iniciativas em prol da equidade de gênero façam parte da estratégia da empresa e sejam bem-sucedidas, com eles entendendo as dificuldades das mulheres. A diversidade no projeto resulta no desenvolvimento de novas ideias e inovações para o ambiente corporativo.

2- Promover uma política de ações para revisar os processos de seleção, recrutamento e promoção. O viés inconsciente é um conjunto de estereótipos, como um olhar automático para responder a situações para as quais você é treinado culturalmente, uma programação do seu cérebro. Por que é importante entender isso? Até bem pouco tempo atrás, até mesmo as propagandas colocavam as mulheres em posição de total submissão e de servidão em relação aos homens, com os homens sendo os provedores. Mesmo nos dias de hoje essas noções estão arraigadas no inconsciente das pessoas e enviesadas na cabeça dos homens, que quando estão nos cargos de liderança e precisam selecionar outros profissionais, acabam escolhendo seus iguais, ou seja, outros homens. É necessário que os departamentos de RH criem um caminho com políticas mais justas e igualitárias de oportunidades como, por exemplo, a avaliação de currículo às cegas.

3- Implantação de um programa de licença parental com paternidade estendida. É possível identificar a falta de rede de apoio nas empresas para as mulheres que decidem ser mães e percebem suas carreiras ameaçadas e sem perspectivas de atingir cargos de liderança por esse motivo. Um importante passo para que ocorra uma mudança efetiva nessa questão é um assunto que vem sendo discutido timidamente no Brasil, a licença parental. Essa atitude é fundamental para a desconstrução de papéis de pai e mãe, pois divide igualmente a responsabilidade sobre os filhos, e fortalece o vínculo entre pais e filhos. É fundamental evoluirmos para a licença parental que, em conjunto com outras ações e programas corporativos, diminuirá a desigualdade de gênero no mercado de trabalho, ajudará a impulsionar a carreira das mulheres já que elas passam a não ser mais fator de risco para as empresas por conta da maternidade.

4- Procurar ajuda especializada, uma consultoria ou expert em programas de liderança feminina. Para conseguir implantar programas de diversidade de gênero, uma opção é a contratação de uma consultoria especializada. Através da consultoria, é possível fazer um mapeamento e o diagnóstico qualitativo e quantitativo da diversidade na empresa para então acessar a inteligência coletiva dos colaboradores para gerar soluções inovadoras de maneira participativa.

Lembre-se o mundo é de quem faz! Faça acontecer a diversidade na sua empresa!
 
*Cristina Kerr é CEO da CKZ Eventos e idealizadora do Fórum Mulheres em Destaque, que está na sexta edição e acontece nos dias 22 e 23 de novembro na Fecomércio, em São Paulo.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]