/
/
8 Dicas para deixar o e-commerce mais atraente na Black Friday

8 Dicas para deixar o e-commerce mais atraente na Black Friday

Na data, todos querem garantir bons resultados – e aqueles que prestam atenção nos detalhes podem sair na frente. Confira as dicas de uma especialista

Em 2015, a Black Friday gerou para o e-commerce a marca de R$ 1,5 bilhão em vendas – uma alta de 76% com relação ao mesmo período de 2015, quando o faturamento do comércio eletrônico chegou a R$ 872 milhões na data. Para este ano, mesmo com um cenário de retração de consumo, as perspectivas para última sexta-feira de novembro são grandes, principalmente para o varejo online.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

A garantia de sucesso é uma busca de todas as marcas. Assim, na visão de Renata Malagoli, diretora comercial de e-commerce da Linx, há um método muito simples para que o varejista avalie se sua página está preparada para enfrentar a data. “Coloque-se no lugar do usuário e simule uma compra em seu e-commerce. Se perceber dificuldades em alguma etapa do processo, faça os devidos ajustes. Você só tem a ganhar com as correções”, aconselha.

Na pré-Black Friday, a executiva ainda recomenda que os varejistas testem as páginas para ver se o carregamento está de acordo, revejam os preços para saber se o desconto está correto e reorganizem os centros de distribuição de estoque. Fora isso, a executiva lista oito dicas para as empresas deixarem seus e-commerces mais atraentes na Black Friday:

1. Atualize o conteúdo
Quanto mais atualizado for o conteúdo publicado na sua página, mais chances ele terá de ser bem ranqueado nas buscas durante a Black Friday. Atualize a descrição dos produtos e as tags, e priorize a objetividade nos textos.

2. Otimize o SEO do seu site
O SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites, refere-se às estratégias que melhoram o posicionamento de um site em ferramentas de busca como o Google. Com ele, os varejistas conseguem aumentar a audiência e as vendas.

3. Potencialize as imagens dos produtos
A busca por imagens é uma ferramenta cada vez mais utilizada para os compradores online. Os sites devem classificar cada imagem, com nome e tags adequados.

4. Facilite a disposição dos produtos
Evite que o cliente fique procurando o que deseja comprar e permita que o item seja localizado com a maior facilidade possível.

5. Permita que o acesso seja rápido e fácil
Durante a Black Friday, facilite a navegação do consumidor. Um site que disponibiliza um acesso simples e informativo só tem a ganhar.

6. Tenha um bom Sistema de Buscas
Em geral, mais da metade do tráfego passa pelo sistema de busca procurando por algum produto ou categoria específica. Em um evento como o Black Friday é fundamental que isso funcione bem e que o usuário encontre o que precisa com os descontos corretos.

7. Garanta sua presença no mobile
As vendas por dispositivos móveis estão crescendo cada vez mais e prometem ter uma grande movimentação na Black Friday. Por isso, manter um site que não se adapta ao mobile pode significar prejuízo. Adotar um design responsivo (que se adapta a qualquer tamanho de tela) ou criar uma versão móvel do e-commerce são as melhores opções.

8. Ofereça links para as redes sociais
Se você pretende que sua empresa ganhe destaque, permita que os consumidores compartilhem rapidamente informações sobre suas compras nas mídias sociais.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]