No dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock. Apesar do “mundial”, a data na verdade é brasileira: nos anos 1990, duas rádios paulistanas popularizaram a homenagem. A sua inspiração veio do Live Aid, evento realizado em 1985, onde se apresentaram grandes nomes como Led Zeppelin, Dire Straits, Black Sabbath, Queen e muitos outros. As histórias dizem que, na ocasião, Phil Collins citou o desejo de que aquele dia fosse considerado uma celebração para o estilo musical.
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
Inspirado pela data, o Estudo Geral de Meios (EGM), da Ipsos, identificou quem são os brasileiros fãs de rock and roll. Entre os 14 mil ouvintes de rádio entrevistados, 16% escutam o estilo. A pesquisa foi realizada em nove cidades do Brasil: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
O levantamento trouxe uma grande surpresa: os brasileiros roqueiros são ecléticos. 48% das pessoas que ouvem rock também escutam pop, 45% MPB, 35% sertanejo e 28% música eletrônica.
Hábitos
Os roqueiros brasileiros, em sua maioria, se interessam por música, artes, cinema ou fotografia (85%). Além disso, uma parcela costuma acompanhar assuntos ligados à saúde (72%) e 61% costumam praticar esportes.
Como a maioria dos cidadãos hoje, esse público também é conectado. 82% acessam a internet via mobile, 41% consomem conteúdo on demand e 32% ouvem rádio no mobile.
Confira os destaques da pesquisa e o perfil dos roqueiros no infográfico: