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Dia dos Namorados: você deixaria de pagar contas para dar presentes?

Dia dos Namorados: você deixaria de pagar contas para dar presentes?

Enquanto muitos brasileiros estão se planejando para a data, uma parte dos consumidores pretende ignorar as contas e extrapolar o orçamento. Veja a pesquisa

O Dia dos Namorados de 2017 deve levar 92 milhões de brasileiros às compras. Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) feita junto da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), R$ 11,5 bilhões devem ser movimentados na data. Um número, porém, chama a atenção: 8% dos consumidores vão deixar de pagar alguma conta para presentear na ocasião. Como assim?

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O estudo questionou se os entrevistados iriam gastar mais do que podem e 17% deles admitem que costumam estourar o orçamento nas compras. As justificativas mais frequentes são: o merecimento da pessoa (24%), a vontade de agradar o parceiro, não importando o tamanho do gasto (22%) e a vontade de agradar o parceiro, não importando se o entrevistado teria que fazer dívidas (18%).

Quase três em cada dez (26%) consumidores que pretendem comprar presentes têm contas em atraso atualmente e 22% estão com o nome sujo. Ao mesmo tempo, 78% dos entrevistados declararam que não têm o hábito de passar do limite e estourar o próprio orçamento com a data. Um ponto para a educação financeira.

Consumo planejado

As conclusões da pesquisa mostram que mais da metade dos consumidores (68%) afirmam ter a intenção de fazer pesquisa de preço antes de comprar presentes, principalmente as mulheres (75%). “Vale reforçar a importância deste comportamento responsável. Sobretudo em momentos de recessão, o consumidor deve respeitar o tamanho do próprio bolso, fazendo pesquisas de preço e pagando as compras de preferência à vista”, destaca Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

Entre os respondentes da análise, a maior parte não deve aumentar os gastos na comparação com o ano passado. Apenas 9% desses consumidores disseram que têm a intenção de gastar mais com os presentes. A maior parte (32%) planeja gastar a mesma quantia que em 2016, enquanto 24% pensam em diminuir. Os consumidores indecisos somam 16%.

A principal justificativa para 44% dos entrevistados que vão gastar menos no Dia dos Namorados é uma situação financeira ruim, com orçamento apertado (44%). Em seguida, 37% pretendem economizar, 25% devido ao aumento da inflação e da economia instável e 18% por causa de dívidas em atraso. Dentre a minoria, que pretende aumentar os gastos com presentes, o desejo de comprar um produto melhor (56%) e o encarecimento dos presentes (40%) são os mais mencionados. Apenas 8% disseram que vão gastar mais porque tiveram melhoria na renda.

Fugindo do crédito

O pagamento a vista será o meio mais utilizado pelos consumidores, citado por 69% da amostra, sendo que em 56% dos casos o pagamento será em dinheiro e em 13%, no cartão de débito. O cartão de crédito será usado por 24% dos entrevistados, seja em parcela única (9%) ou em várias parcelas (15%). Entre os que dividirão as compras, seja no cartão de crédito ou de loja, a média é de três prestações por entrevistado.

“Em um momento em que as pessoas estão inseguras em seus empregos, comprar o presente à vista é uma boa alternativa para fugir do endividamento. O ideal é não abusar dos parcelamentos para evitar o comprometimento da renda com prestações”, analisa Marcela.

Considerando a soma de todos os presentes adquiridos, o gasto médio deve girar em torno de R$ 124. Este valor aumenta para R$ 158 entre os entrevistados das classes A e B e diminui para R$ 114 entre os respondentes das classes C, D e E. Vale destacar que metade dos entrevistados (50%) ainda não sabe ou não decidiu o quanto vai gastar com o mimo da pessoa amada.

De acordo com o levantamento, a maioria (87%) dos consumidores deve comprar apenas um único presente. Metade dos consumidores ouvidos pela pesquisa (50%) acredita que os produtos este ano estão mais caros do que em 2016. A principal razão é a crise econômica (73%) seguida da percepção do público de que a data comemorativa pode influenciar na alta dos preços (18%). Por outro lado, 28% consideram que os presentes estão na mesma faixa de preço e somente 5% acreditam que os produtos estão mais baratos.

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