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dia do consumidor: A evolução do consumo no Brasil

dia do consumidor: A evolução do consumo no Brasil

Veja o documentário que mostra um pouco sobre como o CDC fez com que o país saísse do atraso para ter uma das políticas de defesa do consumidor mais modernas do mundo

O Dia Mundial do Consumidor (15 de março) é uma data de reflexão. Por isso mesmo, aproveitamos para relembrar a importância do principal instrumento já lançado em busca da harmonia nas relações de consumo: o Código de Defesa do Consumidor, ou apenas CDC, que completou 25 anos em 2015. Ele é que marcou o início de uma mudança importante: os consumidores passaram a ter voz. E, hoje, temos uma das políticas de defesa do consumidor mais modernas do mundo, considerada modelo.

Claro que ainda falta evoluir em muitos aspectos. Mas qualquer um que tem mais de 40 anos lembra-se de como era antes, quando, além de ter que lidar com uma inflação galopante (que chegou a superar os 80% ao mês), tinha que prestar muita atenção ao que comprava e como comprava. Afinal, não havia nenhuma política de defesa do lado mais vulnerável: o consumidor.

Produtos sem data de validade nas prateleiras dos mercados ou ainda alimentícios sem informações sobre os ingredientes nos rótulos, por exemplo, eram absurdos reais antes do CDC. E foi preciso muito diálogo para mudar este cenário. A história do Código de Defesa do Consumidor é permeada de entraves, discussões, sucessos, mas, sobretudo, de pessoas batalhadoras e dispostas a mudarem as relações de consumo.

Justamente para esclarecer um pouco dessa história, que a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) e a Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo lançaram o documentário Movimento Consumerista Brasileiro: 25 anos do Código de Defesa do Consumidor.

O filme traz depoimentos de pessoas que atuaram na defesa do consumidor e na harmonização das relações de consumo no Brasil. Foram gravados 87 depoimentos de autores do Anteprojeto do Código de Defesa do Consumidor.

Nomes como Ada Pellegrini Grinover, presidente da comissão que elaborou o CDC, além de Kazuo Watanabe, José Geraldo Brito Filomeno e Daniel Roberto Fink, também membros da comissão que elaborou o CDC, são exemplos de quem deu depoimentos no vídeo. Além de representantes da Senacon, Procons, Defensoria Pública, Poder Judiciário, Ministério Público, Entidades Civis, Agências Reguladoras, representantes do mercado e jornalistas.

Assista ao documentário na íntegra:

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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