Índices sobre as vendas nos Dia das Mães de dois importantes órgãos ligados ao varejo foram divulgados hoje (12). Resultados são similares. O indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio apontou alta de vendas de 2,9% na semana de 5 a 11 de maio em comparação a 2013. Para o Serviço Central de Proteção ao Crédito, alta foi de 2,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em 2013, crescimento foi de 4,5% segundo o SCPC e de 5,3% para o Serasa, que também calculou o aumento especificamente no final de semana da comemoração ? 9 a 11 de maio. Avanço foi de 1,9% se comparado ao mesmo período de 2013.
Na capital paulista, as vendas seguiram o ritmo do País. A elevação foi de 2,7% na semana e de 1,2% no fim de semana. Os economistas da Serasa Experian divulgaram que ?movimento mais fraco para as vendas são devido a fatores como o custo do crédito mais elevado, impactando as vendas a prazo, e a aceleração da inflação, afetando diretamente o bolso dos consumidores?.
De acordo com o SCPC, a redução do ritmo do crescimento das vendas em 2014 segue a tendência do movimento do varejo no ano, que deve ter um crescimento inferior ao ano de 2013. O cálculo do volume de vendas para esta data é baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional.
Para ambas as comparações, foram consideradas as consultas realizadas no período de 5 a 11 de maio de 2014, comparadas às consultas realizadas na semana equivalente de 2013, entre 6 e 12 de maio de 2013.