Estudo realizado pela Dunnhumby, empresa inglesa especializada em ciência do consumidor, mostra que o brasileiro pretende economizar nos presentes e nas comemorações do Dia das Mães.
De acordo com o levantamento, apenas 13% dos respondentes pretendem jantar fora para comemorar a data e 38% declaram que a celebração será menos farta que em 2014. Além disso, 31% das pessoas devem comprar presentes mais econômicos e 19% deixarão de presentear para cortar gastos.
Entre os itens citados como indispensáveis para a comemoração da data estão a carne bovina, refrigerantes e as sobremesas geladas, como sorvetes.
De modo geral, a pesquisa mostra que 79% dos brasileiros estão menos confiantes e não vêm melhorias em curto prazo. Se comparado com três meses atrás, 90% dos respondentes se consideram menos confiantes atualmente.
Levando em consideração os últimos seis meses, 58% acreditam que a situação financeira piorou e apenas 29% das pessoas confiam que esse cenário deve melhorar nos próximos seis meses. Enquanto 32% acreditam que vai piorar ainda mais.
Esse pessimismo gera preocupações, principalmente em relação à inflação, estabilidade política e desemprego. O que consequentemente impacta o consumo. 84% pretendem cortar gastos nos próximos seis meses, economizando especialmente em água, luz, gás e realizando cortes em despesas de lazer e entretenimento, bens duráveis e até nas compras em supermercados.
A edição 2015 do BR WEEK, principal evento de varejo do Brasil, terá como tema central ?A força da eficiência?. No evento, o country manager da Dunnhumby, Adriano Araujo, debaterá com Renato Camargo, head de loyalty do GPA, como melhorar os resultados das empresas identificando e realizando ações focadas em seus melhores clientes. O painel ?Quer crescer em tempos de crise? Foque nos seus melhores clientes? acontece no dia 28/07, das 15h30 às 16h. Confira a programação completa do BR WEEK 2015 em www.brweek.com.br
Leia mais
Shoppings esperam vender 5,5% mais no Dia das Mães