Comportamento

5 dicas para e-commerces se prepararem para o Dia das Mães

De acordo com dados e projeções fornecidos pela Opinion Box, uma das principais plataformas de pesquisa de mercado, a expectativa para o Dia das Mães deste ano é alta. 77% dos consumidores têm a intenção de comprar presentes para homenagear suas mães, enquanto expressivos 42% planejam buscar produtos, serviços e promoções diretamente no e-commerce.

No contexto atual, onde a retomada econômica é uma prioridade em muitos países, o Dia das Mães representa não apenas uma oportunidade para expressar amor, mas também para impulsionar as vendas e estimular o consumo. Diversos segmentos do mercado, independentemente do porte, estão se preparando para lançar campanhas e promoções especiais para atrair consumidores ávidos por presentes significativos.

Segundo projeções baseadas em dados do ano anterior, o segmento de vestuário e acessórios desponta como líder em conversões de vendas durante esse período. A tendência é que os consumidores busquem presentes que expressem estilo e personalidade, tornando roupas, calçados e acessórios opções populares.

E-commerce preparado

Em 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do e-commerce ficou em R$ 6,7 bilhões, ticket médio de R$ 478,57 e o número de pedidos online atingiu os 14 milhões.

“O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para vendas no e-commerce, considerada como a terceira maior do varejo eletrônico, além de ser um momento mais emocional”, afirma Helena Vito Costa, Diretora de E-commerce na Infracommerce. “A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico tem expectativa para a data de 5% de aumento nas vendas na comparação com 2023. Atualmente, as compras on-line representam mais de 10% de todo o segmento do varejo nacional”.

Abaixo, a especialista da Infracommerce separou algumas estratégias para e-commerces aproveitarem a data. Confira:

  1. Faça uma análise dos hábitos de consumo dos seus clientes;
  2. Planeje com antecedência como será sua ação para a data;
  3. Para fidelizar a base atual de clientes: abertura do período de promoções antes com acesso restrito para usuários cadastrados no site, ou até incentivo de cashback para eles voltarem a fazer pedidos após a data;
  4. Desenvolva uma comunicação personalizada;
  5. Competitividade logística: disponibilize diversas opções de frete, assim como o sistema de entregas no mesmo dia (same day delivery), para suprir a demanda de compradores de última hora.
Bianca Alvarenga

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