/
/
Dia da Proteção das Florestas: será?

Dia da Proteção das Florestas: será?

Em um ano, o desmatamento na Amazônia aumentou mais de 200%. O número foi calculado pela organização não governamental Imazon

O instituto de pesquisa monitora o desmatamento na Amazônia há mais de 20 anos. No levantamento divulgado, foram derrubados 1.700 quilômetros quadrados de floresta nativa, entre agosto de 2014 e fevereiro deste ano. A área desmatada é maior que a cidade de São Paulo.

Comparando essa derrubada com o período anterior, o desmatamento na Amazônia aumentou 215%.

Segundo o Imazon, quase a metade do desmatamento ocorreu em áreas particulares, nas quais a floresta veio abaixo para a expansão da pecuária, principalmente no Mato Grosso. No Pará, o desmatamento foi provocado em grande parte pela grilagem, que é a invasão de terras públicas. Já em Rondônia, segundo os ambientalistas, as árvores vêm sendo destruídas para dar lugar à agricultura.

Do total desmatado nos últimos sete meses, o estado que mais destruiu a floresta foi Mato Grosso (35%), depois Pará (25%) e Rondônia (20%).

O papel das florestas plantadas na proteção ambiental
O Brasil iniciou o desenvolvimento de uma cadeia ligada à colheita de árvores, que ajuda a manter a floresta de pé. Isso é possível graças a uma solução conhecida como ?árvores plantadas?, que nada mais são do que mudas específicas, como eucalipto ou pinus, plantadas em áreas determinadas com o objetivo de suprir a necessidade de madeira de alguns segmentos industriais, como celulose, papel, pisos laminados e painéis de madeira.

Os resultados práticos dessa iniciativa já são visíveis: dados da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), associação que representa toda a cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, mostram que as florestas plantadas no Brasil capturaram 1,69 bilhão de toneladas de dióxido de carbono em 2014.

?Além das funções produtivas, o plantio de árvores evita o desmatamento de habitats naturais, protegendo a biodiversidade, além de preservar o solo e as nascentes de rios, recuperar áreas degradadas e contribuir para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa por serem estoques naturais de carbono?, afirma Elizabeth de Carvalhaes, presidente-executiva da Ibá.

Com grande importância ambiental, as florestas plantadas também ocupam papel de destaque na economia. Dados da associação mostram que esse mercado já responde por 5,5% no PIB Industrial e gera mais de quatro milhões de empregos diretos, indiretos e resultantes do efeito de renda.

Atualmente, as florestas plantadas totalizam 7,74 milhões de hectares no Brasil, ou 0,9% do território nacional. Em 2014, os investimentos em ações de responsabilidade social e ambiental das empresas do setor totalizaram R$177 milhões, beneficiando cerca de dois milhões de pessoas.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Ibá e do portal G1.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]