O consumidor mudou e as lojas físicas também sentem a necessidade de mudar. Enquanto a geração X precisa ?tocar e sentir? e ter posse imediata, a geração Y, antes de comprar, dá atenção a comentários on-line. A seguir, leia cinco temas que consideramos essenciais para o varejo futuro
ENGAJAMENTO COM A COMUNIDADE
Rapha Bike, localizada em Nova York, não só cria e vende as melhores roupas e acessórios de ciclismo do mundo, como tem um compromisso com a comunidade de (exigentes) amantes do esporte. Ela organiza e promove passeios de bike pela cidade, eventos… É mais do uma loja de produtos para bicicleta. É um ponto de encontro, um bar e também cinema (transmite vídeos de provas e competições de ciclismo ao vivo).
TENHA PERSONALIDADE
Ace Hotel New York, em Midtown Manhatt an, se aproveitou do clima de seu entorno e cultura da cidade, e tornou-se um ponto central para os nova-iorquinos, viajantes internacionais e também um viveiro de startups e freelancers. Está localizado no centro, por isso é fácil se deslocar a partir de lá para museus, lojas, restaurantes, teatros, parques, bares ou onde quer que você vá a pé, de táxi, bicicleta, trem ou ônibus. No hotel, você encontra o restaurante Breslin Bar & Dining Room, que usa ingredientes artesanais em seus pratos, uma loja descolada, galeria de artes, sala de reuniões e também um lobby, que se confunde com balada. Já as acomodações são os diferenciais: cada quarto é diferente do outro, em arquitetura, design e decoração. O lugar também conta com moradores fixos ? antes era um prédio de apartamento; os moradores não abriram mão da localização, nem da estrutura e permanecem lá até hoje.
TENHA UM PROPÓSITO
Life is Good é uma marca com propósito. A ideia nasceu de dois irmãos de Boston em 1989. Eles faziam camisetas com frases positivas, mas o negócio não prosperava. Depois de muito viajarem pelo país ? onde vendiam as camisetas de porta em porta em uma van ?, resolveram voltar para casa, e no caminho pararam em uma feira local. Colocaram as últi mas 48 camisetas que restavam à venda e não sobrou nenhuma. Hoje, a marca dá foco a simplicidade, humor e humildade. São camisetas, moletons, roupas para ioga, bolsas, vestidos, roupas masculina e linha infantil, com mensagens positivas e de boas vibrações. O propósito da Life is Good é levar inclusão às crianças que vivem em situação de pobreza ? parte das vendas ajuda um projeto de apoio a crianças subsidiando profissionais de diversas áreas.
CURADORIA
Na Madison Avenue, em Nova York, uma loja totalmente exclusiva, com itens selecionados e garimpados, mas com a autenti cidade e o DNA da RRL ? Ralph Lauren. As peças são dos anos 20 e 30 com um toque de modernidade. Para os amantes da marca e do esti lo, lá pode-se encontrar boti nas, camisas fl aneladas, chapéus e boinas, suspensórios, coletes, bolsas, e claro não poderia faltar o jeans. A decoração é única, a iluminação aconchegante, e o mobiliário de madeira torna a visita ainda mais especial.