/
/
O valor do design para o CX do Einstein

O valor do design para o CX do Einstein

Entenda como design de serviço ajudou o Einstein a colocar o paciente no centro dos processos e tem contribuído para a evolução do CX da companhia.

Com todos os avanços do digital ao longo dos anos em diversos setores, o Hospital Albert Einstein, atento a este valor para a saúde, tem implementado um modelo inovador de transformação digital com foco na experiência do paciente desde 2021.

A partir de uma abordagem baseada no design de serviço, uma equipe multidisciplinar formada por mais de 10 profissionais desenvolve soluções de Costumer Experience (CX) de forma transversal na organização, por meio de um mapeamento contínuo.

A metodologia inclui o conceito de design thinking, que consiste em aprofundar-se no problema a ser solucionado e nas necessidades dos usuários, combinando pesquisas qualitativas e quantitativas, entrevistas de profundidade e estudos de mercado, permitindo uma visão detalhada e assertiva sobre o que é valorizado pelas pessoas. Além disso, o processo adotado permite a cocriação de soluções com outras áreas, com iniciativas desenvolvidas que vão desde melhorias em serviços existentes até o desenho de novos que tragam mais valor ao paciente.

“Ao entender a fundo o comportamento e as motivações de escolha dos nossos pacientes, conseguimos desenhar serviços que realmente fazem sentido para eles, desde o momento em que consideram o Einstein para os seus cuidados em saúde até o pós-atendimento”, explica a Dra. Flávia Camargo, diretora de Experiência em Saúde do Hospital Albert Einstein.

“O bom serviço deve atender a todos os níveis de necessidades das pessoas”

Resultados

Até o momento, o time já desenhou e aprimorou, por exemplo, a experiência com serviços digitais, como o aplicativo “Meu Einstein”, e processos de atendimento presencial, como a realização de exames e consultas. Entre os resultados constam a redução de até 70% do tempo para a realização de check in; redução de 50% do tempo total de atendimento de exames não agendados; economia com a otimização de recursos humanos, entre outros. Hoje a organização tem um índice de 80% de satisfação dos pacientes com o uso de autosserviços.

Outro exemplo de destaque é o desenho da jornada do Cuidado Integrado, uma abordagem que visa coordenar diferentes serviços e profissionais de saúde para atender de maneira mais eficiente e completa as necessidades dos pacientes.

Ela envolve três pontos principais:

  1. Proporcionar uma gestão de saúde integrada a partir da navegação do paciente desde a atenção primária até a terciária, conectando e sincronizando as informações de saúde tendo em vista as necessidades dos pacientes;
  2. Oferecer o melhor atendimento em saúde por meio de cuidados customizados para as necessidades, desejos e metas individuais dos pacientes;
  3. Entregar uma experiência consistente em cada interação, em qualquer lugar e a qualquer momento.

Nesse processo, todas as etapas asseguram a qualidade de vida e pertinência do cuidado, propiciando foco na integração entre níveis de serviço, facilidade de execução pelo profissional e apoio adequado ao usuário.

“Nosso objetivo é captar percepções, emoções e necessidades reais, transformando-as em melhorias que fazem a diferença na vida dos nossos pacientes”, destaca Julianny Rafea, gerente de design e experiência em saúde do Hospital Albert Einstein.

O uso de autosserviços no Einstein gera 80% de satisfação dos pacientes. (Foto: Divulgação Einstein).

 Cocriação como facilitador em CX

O design é peça-chave nessa jornada de inovação e sua abordagem é muito facilitada por meio da cocriação. O Einstein aproximou a área de tecnologia de outras áreas e passou a reunir profissionais de diversos setores para desenvolver soluções. Médicos, enfermeiros, designers, desenvolvedores, agile coach (agilistas), administradores e outros profissionais colaboram para criar e testar novas ideias rapidamente, trazendo mais agilidade e promovendo um ambiente de inovação contínua.

Além disso, o Einstein possui 7 conselhos consultivos de pacientes que, desde 2010, trabalham em cocriação de iniciativas e processos que impactam sua experiência. “Eles e os nossos grupos consultivos de médicos também nos ajudam a testar e pilotar soluções que, só depois, escalamos para todo o sistema de saúde”, relata Julianny.

Essa visão, facilita processos de inovação e fomenta a colaboração e a experimentação entre os times, entendendo os desafios em profundidade e incentivando a criatividade, antes mesmo de definir a intervenção mais adequada para os diferentes níveis de um ecossistema tão complexo, como é o setor de saúde.

“O design ajudou o Einstein a colocar a pessoa (principalmente o paciente) no centro dos processos, buscando entender as jornadas de ponta a ponta. Isso envolve mapear pontos críticos e criar soluções que ofereçam acolhimento, conforto, conveniência, praticidade sem renunciar a qualidade e a segurança ao longo de sua experiência”, pontua Julianny. “No Einstein, utilizamos o conceito de que um bom serviço deve atender a todos os níveis de necessidades das pessoas, proporcionando uma experiência única. Nossos atributos vão desde o básico, como ser útil, confiável e seguro a ser significativo”, completa.

Mudança cultural e o modelo phygital

Após anos dedicados a esse preocesso, no qual o Einstein passou a utilizar o design para aplicar tecnologias para CX, revisar processos e melhorar cada etapa da jornada com base em feedbacks e dados coletados a partir de pesquisas, os resultados estão auxiliando a instuitição como um todo – uma mudança cultural na empresa.

“Hoje, estamos levando estes insumos para a tomada de decisão estratégica e a definição de nossas metas. Um exemplo prático dessa mudança cultural é que a área de design de serviços tem sido cada vez mais envolvida em etapas iniciais dos projetos de expansão do Einstein, trazendo a visão dos pacientes e outros stakeholders para que as novas operações sejam construídas considerando as necessidades, expectativas e jornadas das pessoas”, explica Julianny.

Ainda sobre o valor do design dentro do Einstein, Julianny entende que o setor vem enfrentando diversos desafios, como aumento da complexidade do cuidado, envelhecimento populacional etc. E que o modelo phygital, no qual as novas tecnologias ampliam ainda mais a experiência para os pacientes, apoiado pelo design, será decisivo para o progresso e futuro do CX no setor. “A evolução da jornada phygital consiste em um trabalho intenso e contínuo e acredito que seja um dos maiores paradigmas aos quais temos nos dedicado”, conclui Julianny.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]