Pesquisar
Close this search box.
/
/
Desafios e oportunidades das mulheres na área de tecnologia

Desafios e oportunidades das mulheres na área de tecnologia

Mesmo diante das barreiras, mulheres líderes compartilham perspectivas e avanços rumo à equidade de gênero na indústria de tecnologia

Mesmo diante dos avanços conquistados nas últimas décadas em termos de igualdade de gênero, a presença feminina no mercado da tecnologia ainda é uma realidade desafiadora.  A pesquisa da Woman in Technology, revelou que, em toda a América Latina, as mulheres continuam sendo uma minoria em cargos relacionados à área, representando menos de 20% do total.

O relatório aponta que a falta de representação das mulheres na tecnologia não é apenas um problema de recrutamento, mas também da promoção da educação no setor“A chave é motivar as gerações mais novas e aumentar o seu interesse pelo setor, mostrar-lhes como a tecnologia é um mundo fascinante repleto de conhecimentos, desafios e uma porta para as mulheres que pretendem seguir carreiras técnicas, comerciais e de gestão (…)”, afirma Catalina Polanco, Gerente de TI da Michael Page.

Mulheres líderes em tecnologia

Embora a participação de mulheres no setor seja em menor proporção, já é possível notar alguns movimentos crescentes para aumentar a representação das mulheres em cargos de liderança na indústria de tecnologia. À medida que mais mulheres assumem papéis de destaque em empresas nesse setor em todo o mundo, um caminho de diversidade e a inclusão começa a ser desenhado.

Fernanda Toscano, Superintendente de TI da Veloe, empresa especializada em soluções de mobilidade urbana e gestão de frotas, revela que escolheu trabalhar com tecnologia por sempre ter sido apaixonada por como a área pode mudar o mundo. “O setor tech é super dinâmico, o que torna cada dia uma oportunidade de aprender algo novo e de encontrar soluções criativas para problemas complexos. Além disso, adoro a ideia de fazer parte de uma equipe que está inovando, transformando a maneira como as pessoas vivem e causando um impacto positivo no mundo ao nosso redor”, diz.

A executiva enxerga que a falta de representatividade feminina em cargos de liderança e em áreas técnicas, principalmente em ciência da computação e engenharia de software, ainda é uma realidade e que há muito a ser feito, mas também reconhece que há um movimento crescente de conscientização e iniciativas para promover a diversidade e inclusão nesse ramo.

“Mais empresas estão reconhecendo a importância de ter equipes diversas e estão tomando medidas concretas para garantir que isso aconteça. Isso inclui a implementação de políticas de recrutamento mais inclusivas, programas de mentoria e desenvolvimento voltados para grupos sub-representados, como mulheres, minorias étnicas e LGBTQIA+, além da criação de ambientes de trabalho que valorizam a diversidade de perspectivas e experiências. Nos últimos anos, tenho visto um crescente apoio e visibilidade para as mulheres na tecnologia. Há uma série de iniciativas, como grupos de networking, conferências e programas de capacitação, que visam apoiar e promover o avanço das mulheres nessa área”, relata Fernanda.

“A visão feminina potencializa entregas diferenciadas”

Já para Juliana Mayumi Yamamura, Gerente de Digital na Getnet Brasil, empresa de tecnologia para soluções de pagamento do grupo global PagoNxt, do Santander, acredita que o mercado de tecnologia é promissor e de muitas oportunidades de crescimento de carreira. “A visão feminina potencializa entregas diferenciadas, resolvendo dores de negócios e com coerência no segmento. Isso tem sido bem valorizado. Com mais conscientização, o ambiente tende a harmonizar e equalizar as relações”, afirma.

A executiva completa contando o motivo de ter escolhido esse setor para sua carreira. “Eu via a sociedade conectada e imersa cada vez mais no mundo digital, sabia que havia uma tendência forte de crescimento da área e não queria ficar de fora. Além disso, o mundo da tecnologia traz ferramentas que facilitam os processos dentro das empresas e auxiliam no crescimento de cada negócio. O acesso à informação sobre o segmento permite que as mulheres antecipadamente busquem esclarecer suas dúvidas e tenham mais informações que as deixem confortáveis sobre sua escolha de carreira na área e isso também contribui para transformar o ambiente e as relações”, finaliza.

Não há dúvida, que a participação das mulheres em cargos de liderança na indústria de tecnologia representa uma mudança positiva e necessária. Além de promover a igualdade de gênero, também impulsiona a inovação, a competitividade e o crescimento econômico.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]