/
/
Quais os desafios e as novas fronteiras em CX para 2023?

Quais os desafios e as novas fronteiras em CX para 2023?

Quais são os desafios que ainda não superamos e as novas fronteiras em CX e para o atendimento ao cliente em 2023? Cinco executivos brasileiros respondem. Confira!

Como todos sabem, em Customer Experience (CX), o sucesso contempla fatores como inovação, atuação humana com alto valor agregado e a união dessas premissas de forma equilibrada e organizada. Para gerar uma ótima experiência é preciso ainda entender o consumidor e atendê-lo de forma ágil, personalizada, prática e segura.

Este foi um dos grandes desafios para o atendimento ao cliente em 2022. E o que esperar para 2023? Esses mesmo desafios ainda persistirão?

Procuramos respostas ouvindo cinco executivos brasileiros C-Levels de diferentes empresas, que nos responderem uma única questão: Quais são os desafios que ainda não superamos e as novas fronteiras em CX e para o atendimento ao cliente em 2023? Veja o que dizem cada um deles:

Expansão do 5G como diferencial em CX

“O grande desafio é na proposta de engajamento dos clientes ao utilizarem o canal de voz, que pela sua própria natureza, possui algumas limitações que prejudicam a experiência, como a correta transcrição daquilo que é dito devido à presença de ruídos no ambiente, por exemplo. Já no contexto geral, o mercado tende a investir cada vez mais nas tecnologias visando a imersão do consumidor de maneira proativa, tendo o relacionamento com o valor agregado ao produto ou serviço que a empresa oferece aos seus clientes” – Marco Aurélio Borges Matos, diretor de negócios de customer experience da Algar Tech. 

A expansão do 5G no país impulsionará a “explosão” do IoT e alimentará modelos preditivos 

Ainda há desafios a serem suplantados, como a integração entre canais, o gerenciamento das informações e a polemica relação de poder entre as áreas de negócios e as áreas de tecnologia 

“O cliente espera atenção plena e uma resolução rápida e eficaz, ou seja, precisamos já saber quem é esse cliente antes do agente de atendimento assumir o contato. Para isso, o modelo de análise de dados precisa ser alimentado constantemente, com o máximo de informações possíveis, porque a construção de contexto que otimiza cada atendimento depende desses dados. Pensando nessa jornada, a omnicalidade e a hiperpersonalização no atendimento tornam o atendimento mais coerente com a realidade do consumidor. Também estamos ligados na expansão do 5G no país, que impulsionará a “explosão” do IoT e poderá, em conjunto com nossos clientes, alimentar nossos modelos preditivos e prescritivos de forma a otimizar e individualizar o atendimento aos consumidores, além de abrir caminhos para novas oportunidades de negócios” – Alexandre Martins, diretor de transformação, inovação e produtos da Atento Brasil.

Conheça o Mundo do CX

“A pandemia transformou o comportamento humano e certamente contribuiu para acelerar o uso de tecnologias em diferentes áreas. No mercado de atendimento não foi diferente. Porém, além das questões técnicas atreladas à implantação das tecnologias, talvez o principal desafio desse mercado é de fato como transformar a experiência dos consumidores combinando a abordagem do “humano” com as diferentes tecnologias. É preciso pensar com cuidado na melhor jornada. O principal diferencial certamente está na rede 5G com conexões muito mais rápidas, menor latência e capacidade de conexão que melhorará não somente a qualidade das chamadas e atendimento em vídeo, mas habilitará novos patamares para o uso de tecnologias como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Realidade Aumentada – Bruno Penha, Diretor de Transformação Digital & Eficiência da Almaviva no Brasil.

cx

Experiências pouco resolutivas criaram barreiras em CX

“A combinação de uso de voz para automação de processos de vendas e cobranças ativas somadas a experiências pouco resolutivas em atendimentos técnicos criou uma certa resistência no consumidor ao ouvir a “voz gravada” da empresa do outro lado. É importante não ignorar esse ponto de partida e entender que as empresas precisam criar experiências com voz que reconquistem a confiança e interesse do consumidor para sua adoção ampliada. Finalmente as empresas precisam ter clareza que o uso da voz não é apenas mais uma ferramenta de interação para incorporar em um mesmo fluxo de compra que antes era feito através de cliques. Os momentos de uso, formas de interação, expectativas e percepção de qualidade pelo cliente são bem diferentes. Uma boa conversa começa com uma boa escuta e por isso é tão importante entender em profundidade qual é esse novo comportamento antes de investimentos massivos em tecnologia” – Ivan Lucchini, Diretor de Design da Accenture Song.

“Ainda há desafios a serem suplantados, como a integração entre os canais de atendimento ou vendas, o gerenciamento das informações dos clientes, que muitas vezes estão espalhados em inúmeros sistemas que nem sempre se conectam um com o outro, os sistemas legados e a polemica relação de poder entre as áreas de negócios e as áreas de tecnologia, que nem sempre trabalham juntas em buscar o melhor para a empresa e seus clientes. Mas há uma luz no final do túnel e não é um trem vindo em sentido contrário, já se sabe que investir em experiência do cliente e tecnologia para suportá-la traz resultados concretos nas vendas, na redução do churn e na perenidade das marcas no mercado. O maior desafio que enfrentamos é a orquestração de tudo isso, de forma ágil e eficiente” – Rod Marcondes Presidente Genesys Brasil.


Redes sociais: O que esperar do social commerce em 2023? 

O varejo influencia o mundo positivamente: o recado dos CEOs do varejo na NRF 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]