Pesquisar
Close this search box.
/
/
Depois de 8 anos, expectativa do consumidor de aumentar gastos volta a crescer, diz BCG

Depois de 8 anos, expectativa do consumidor de aumentar gastos volta a crescer, diz BCG

Pesquisa da Boston Consulting Group (BCG) aponta que, finalmente, parte do consumo represado nos últimos anos pode ser concretizado

Pela primeira vez nos últimos oito anos, o consumidor brasileiro demonstra intenção de ampliar seus gastos. Outro dado positivo é que os consumidores estão mais conscientes e buscam canais e ofertas que permitam a recuperação de sua estabilidade financeira. Os números são da pesquisa do Boston Consulting Group (BCG) “Consumer Sentiment 2019 – Consumo pós-crise: o comportamento do consumidor em 2019”, realizada com 2 mil consumidores em todo o território nacional.

Para 71% dos entrevistados, a economia vai melhorar nos próximos seis meses, visão em sintonia com outros indicadores do mercado: crescimento significativo no mercado de ações (valorização de 12% na comparação entre fevereiro de 2019 e novembro de 2018), confiança da indústria (aumento de 7p.p. em 2018) e  receita nominal no último Natal (ampliação de 4% em comparação a 2017, segundo a pesquisa mensal de comércio – IBGE).

Consumo represado

Segundo o estudo, 39% dos entrevistados pretendem comprar itens adiados nos últimos anos (índice 13 pontos percentuais acima do verificado em 2017), 21% declaram que gastarão mais por estarem cansados da crise (8 pontos percentuais acima do levantamento anterior) e 17% alegam que irão gastar mais pelo fato de que poupar já não seria mais uma decisão segura (6 pontos percentuais acima).

Produtos premium

A pesquisa mostra ainda que o índice de consumidores que pretendem adquirir produtos e serviços mais caros é o maior dos últimos cinco anos, 28% em 2018 contra 17% no ano anterior. “Há oportunidades também para marcas e categorias premium nos segmentos automobilístico, de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, smartphones, bebidas e cosméticos. Porém, o consumidor exige maior qualidade e durabilidade e entrega de resultados com um preço justo”, afirma o sócio Daniel Azevedo, líder da prática de Consumo do BCG no Brasil.

Varejo

Os dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado reforçam o levantamento feito pelo BCG. O varejo brasileiro iniciou 2019 com um crescimento nominal de 7%, mesmo ritmo de crescimento dos últimos meses de 2018. Este patamar de crescimento não ocorria desde o início de 2015, antes do aprofundamento da crise econômica, o que demonstra a tendência de retomada da economia.

Ainda segundo o ICVA, em 2018 foi observada uma nova tendência entre o consumidor brasileiro, que priorizou as compras nas principais datas comemorativas do ano, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday e Natal, que tiveram crescimento acima do ritmo de seus respectivos meses.

Entre os hábitos de consumo também se observa o crescimento de receitas de vendas de e-commerce bem acima do varejo tradicional. A média de crescimento das compras online nos últimos 5 anos foi de 15%, 2,8 vezes maior que nas lojas físicas.

O ICVA mede a variação ano contra ano da receita nominal de vendas no comércio varejista brasileiro. O índice parte da base toda de clientes (varejistas) da Cielo, que totalizam mais de 1 milhão de pontos de venda ativos e que representam aproximadamente 60% dos varejistas do país, bem distribuídos por região, setor e porte das empresas. Por meio de modelos estatísticos, são eliminados os efeitos de relação de market share da empresa e também a de participação de pagamentos por meios eletrônicos. Assim, o ICVA representa de fato a dinâmica com varejo como um todo, independente da performance da Cielo e independente da variação da participação de cartões no comércio.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]