Podemos afirmar que o e-commerce é uma visível e verdadeira revolução no comércio e uma das áreas que mais cresce e se desenvolve atualmente, devido à comodidade, praticidade e variedade na aquisição de acessórios, vestuários, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, celulares e até mesmo serviços.
Esses fatores fizeram com que adquirir um produto em qualquer horário e recebê-lo em casa, se tornasse um grande atrativo aos consumidores brasileiros nos últimos 10 anos. O crescimento e o aumento da renda fizeram com que o desenvolvimento de um e-commerce aumentasse significativamente durante esse período, a ponto do setor faturar R$ 29 bilhões em 2013.
A venda online proporciona ao lojista criar e desenvolver um posicionamento e crescimento da sua marca, além de manter um vínculo com o seu cliente. A estruturação e desenvolvimento de uma plataforma, clareza e disponibilidade dos produtos, hospedagem, segurança nas transações, parceiros financeiros e meios de pagamentos, são itens fundamentais para a elaboração de uma loja virtual, pois por meio deles que o cliente irá medir e avaliar a confiabilidade do site.
Para que a empresa seja vista e reconhecida pela boa exposição dos seus produtos e praticidade de efetuar operações no site, fazendo com que se destaque e ganhe certificações de segurança, a elaboração e desenvolvimento de uma boa plataforma, com um layout atraente e seguro, é fundamental.
Nos dias atuais para o lojista ter um e-commerce é muito mais vantajoso pelo fato dele não necessitar de um espaço físico, ou locar um lugar para o desenvolvimento e venda do seu produto. Já para as empresas, o comércio eletrônico pode alavancar suas vendas, pois a exposição e reconhecimento do seu negócio se tornam mais visível e de mais fácil acesso.
Muitas empresas já pensaram em alavancar suas marcas e produtos e fazer com que eles fossem vistos e reconhecidos mais rápido no mercado, mas como atingir esses objetivos? Com certeza a com a elaboração e desenvolvimento de um e-commerce, mas nem sempre todas as organizações dominam a administração de um canal online.
Atualmente existem no mercado, empresas que realizam esse tipo de serviço. Desde a elaboração da plataforma, redes sociais, imagens dos produtos, atendimento ao cliente, entre outras atividades que integram o comércio eletrônico.
Uma administradora de e-commerce trabalhará com dois tipos de conceitos: o SM e o FULL. Sugerido para pequenas e médias empresas, o SM tem como base desenvolver, cadastrar e administrar a plataforma do e-commerce, sendo o comerciante quem delega o valor de cada produto e quais serão vendidos na loja virtual. É um modelo mais simples e financeiramente mais acessível, mas com alguns possíveis riscos como falta de estoque, marketing para desenvolvimento de imagens, promoções e campanhas e também envio de produtos e elaboração de embalagens.
Já o FULL é 100% administrado pela empresa contratada, desde a elaboração do site, emissão de nota fiscal no nome da empresa, envio de produtos, atendimento, redes sociais, marketing, desenvolvimento de imagens e até integração do estoque. Uma opção mais vantajosa, que permite à empresa acompanhar de perto todo o desenvolvimento da sua loja virtual e a operação realizada, além de visitas para o conhecimento de toda equipe que cuida da operação.
Outro fator importante e diferencial do modelo FULL é a compra e administração de estoques. Com isso, atuamos como um lojista que compra mercadorias e revende. Assim, a empresa aumenta seus resultados em vendas, amplia a abrangência e conhecimento de seu produto para localidades onde não há venda física, aumentando muito a consciência da marca.
*Marlon Pitoli é formado em Administração de Empresas e atualmente cursa pós-graduação em Economia Financeira, pela Unicamp. Aos 15 anos foi um dos fundadores da loja Espaço Básico ? localizadas nas cidades paulistas de Itu e Salto. Na ocasião participou do Business Plan, estratégia de lançamento e gerenciamento de toda operação.