Pesquisar
Close this search box.
/
/
Quando a pesquisa deixa de ser pesquisa

Quando a pesquisa deixa de ser pesquisa

"Mais do que pesquisa, precisamos de conexão, abraços suados, beijos calorosos e uma vontade de deitar no sofá dessa gente toda e ver um seriado no Netflix"

Oi, tudo bem? Fique à vontade, quer uma água, um suco? Eu nem sei direito o que eu vou falar, mas parece que eu estou no perfil que você precisa né? Mas vou te falar, eu estou tão feliz que você veio. Aonde fica melhor pra você? Pode ser aqui na sala mesmo? Eu tenho café, água com gelo, podia ter feito um bolinho mas não deu tempo… tem bolacha, mas no Rio e biscoito né? (Risos), quer que ligue o ventilador? Mas você vai almoçar com a gente né? Fizemos espaguete, cês gostam?

Estas são algumas das perguntas que ouço durante as imersões que realizo nas minhas pesquisas de imersão social quando realizo entrevistas em profundidade. Falamos sobre muitos assuntos que fogem ao roteiro, porque para a gente se conectar de verdade não há lista de pergunta ou questionário que dê conta disso.

A gente fala da decoração, do bicho de estimação, mostro fotos dos meus gatos, falo de mim, eles falam deles. Sentamos, bebemos suco, água e comemos bolo quando tem, ou até bolacha murcha quando nos é ofertada. No final, saímos íntimas, me adicionam nas redes sociais, eu aceito os convites e mais interlocutores acabam entrando no seleto hall da minha vida cigana.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Há aquelas ocasiões em que fazemos pesquisa em dias sagrados para a família e, por vezes, temos sorte de sermos convidados para o banquete doméstico: almoçamos com uma família, pai, mãe, avó e três filhos (idades entre 7 e 16 anos). Macarronada com filé de frango à parmigiana. Comida de casa. Comida de domingo em família. O sabor me levou a casa de minha tia na região metropolitana em São Gonçalo. Comida é nostalgia e eu me senti em casa na casa de um completo estranho.

Estar no campo nos surpreende. Cansa. Desgasta. Há um mistério a cada casa visitada, mas há surpresas que não podemos descrever. Essa entrega é só pra quem tem muita disposição e poucas exigências quando o trabalho e prazer se misturam. Sinto calor, sinto falta do meu travesseiro, minha energia vai sendo gasta e ao mesmo tempo reposta. Conheci violência doméstica, traições, preocupações com filhos, futuro, será que vai dar para pagar as contas esse mês? No entanto, também vi arranjos de flores artificiais nas estantes, a TV de LED recém comprada e colocada em local de destaque na sala da família.

Numa dessas idas e vindas minha aventura por São Paulo me fez conhecer mais esse lugar, fomos a Poá, Zona Leste da cidade na Grande São Paulo e nos levou também a casa de uma passista de escola de samba, mãe zelosa moradora do centrão com discurso de empoderamento feminino e representação orgulhosa da sua negritude, ou preticidade?

Somos pretos, somos nordestinos, somos filhos de italianos, somos gays, nutrimos valores familiares, somos receptivos. “Tem certeza que vocês não querem uma água?”. Entrar na vida dessas pessoas por um período, me conectar a elas, ouvir seus pontos de vista me enriquecem. Rio junto, choro junto, observo, me encanto e lá estamos nós no final da entrevista fazendo selfies e trocando impressões sobre a vida.

Recebemos convite para voltar
Recebemos convite para ficar
Nos conectamos com gente, seus gostos, seus cheiros, suas alegrias e tristezas.

Certa vez saí de uma casa com uma quentinha de coxinha de frango e bolinha de queijo feito na hora pela mãe de uma entrevistada. “Olha eu fiz de frango e também de queijo porque eu não sabia se você não come carne”.

Foi um carinho que transcendeu a pesquisa.

Que se dane a pesquisa.
Precisamos de conexão!

Abraços suados, beijos calorosos e uma vontade enorme de deitar no sofá dessa gente toda e ver um seriado no Netflix. Valeu pela coxinha, valeu pela água, valeu pelas selfies.

Não se estuda antropologia, se vive antropologia: a cores, com cheiros, com sabor e com desgaste.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]