Pesquisar
Close this search box.
/
/
Deepfakes: redes sociais declaram guerra às imagens manipuladas

Deepfakes: redes sociais declaram guerra às imagens manipuladas

Iniciativa visa, entre outras coisas, reduzir proliferação de vídeos falsos nas eleições americanas

Os deepfakes – vídeos falsos criados por meio de inteligência artificial e deep learning – estão com os dias contados nas redes sociais. O Twitter é a mais recente plataforma a anunciar um algoritmo para detectar e excluir os vídeos falsos de sua rede, seguindo os passos de Facebook, TikTok, Reddit e YouTube.

Sob a nova política, que entra em vigor em 5 de março, qualquer conteúdo manipulado que for apresentado como verdade ou que “provavelmente impactará a segurança pública” poderá ser removido.

“Você não pode compartilhar supostamente mídias manipuladas que possam causar danos”, disse o Twitter em um post no blog. “Além disso, podemos rotular tweets contendo mídia manipulada para ajudar as pessoas a entender a autenticidade do conteúdo e fornecer um contexto adicional”.

A preocupação das principais redes sociais do mundo tem um motivo claro: as eleições presidenciais deste ano nos Estados Unidos. Se na eleição passada o grande assunto foram as “fake news”, neste ano a guerra de desinformação online está mais sofisticada e vídeos manipulados já estão sendo usados para desqualificar possíveis candidatos.

Google lança ferramenta de detecção

Com a mesma preocupação sobre a proliferação de vídeos falsos nas eleições americanas, o Google está trabalhando com uma startup para lançar uma plataforma que ajude jornalistas e sites que checam informações a verificar a autenticidade de imagens e vídeos.

Batizada de Assembler, a plataforma combina várias técnicas para detectar formas comuns de manipulação. Essas técnicas de detecção alimentam um modelo que informa aos usuários qual a probabilidade de uma imagem ter sido adulterada.

Deepfakes

Por enquanto, o Assembler ainda está em fase de testes. A ideia é que, no futuro, as redes sociais incorporem esse tipo de ferramenta diretamente em suas plataformas, evitando o upload e a proliferação de vídeos falsos.

Mas, sem depender de algoritmos, como você pode identificar se um vídeo foi alterado?

Veja abaixo três dicas para não ser enganado por um vídeo manipulado digitalmente:

1. TENHA BOM SENSO

Muitas vezes queremos acreditar em uma imagem ou vídeo, mesmo quando a situação parece inusitada demais para ser verdade. Se você receber um vídeo do Obama dançando um funk da Anitta, é bem provável que a imagem tenha sido manipulada.

2. ATENÇÃO AOS OLHOS

Em vídeos deepfake manipulados digitalmente, é muito difícil reproduzir a emoção e o movimento dos olhos da pessoa. Se o olho estiver piscando em um ritmo estranho ou se movimentando em velocidades não naturais, a imagem pode ter sido manipulada.

3. LUZES E SOMBRAS

Detalhar as luzes e sombras corretamente em uma cena manipulada digitalmente ainda é um trabalho minucioso. Vídeos deepfake mais “grosseiros” têm uma diferença clara entre a luz do vídeo original e a iluminação do vídeo que foi incluído.

Como o Facebook pretende lutar contra o Deepfake?
5 big techs para ficar de olho na nova década
Facebook também testa retirada dos like


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]