Pelo sexto ano consecutivo, milhões de brasileiros irão reproduzir as cenas registradas em anos anteriores: vão congestionar e-commerces e irão se acotovelar em lojas virtuais para aproveitar o Black Friday, a grande festa dos descontões.
O evento acontece em 27 de novembro e é aguardado com enorme expectativa por consumidores à procura de bons preços. E também pela classe empresarial, que enxerga na data uma boa chance de diminuir o impacto negativo de um ano não tão bom para os negócios.
O Black Friday, como muitos já sabem, é uma data que surgiu nos EUA e acontece logo após o Dia de Ação de Graças. Nesse dia, as lojas oferecem descontos atraentes. Nos Estados Unidos, os preços chegam a 80%, mas por aqui não é bem assim…
Órgãos de defesa do consumidor notaram que nos últimos anos foi comum a prática de falsos descontos. Funciona assim: uma empresa eleva o preço de um produto dias ou até uma semana antes e no Black Friday anuncia que a mercadoria possui 50%. E isso não é verdade. Subtraindo o percentual de aumento, o verdadeiro desconto sequer chegava a 10%.
CM na Black Friday
De olho nessa prática, o portal Consumidor Moderno e o Zoom, comparador de produtos e preços, prepararam uma ação especial. Durante um mês (27/10 a 27/11, data da Black Friday), diariamente, o portal CM irá publicar o ranking De olho na Black Friday. A ação trará os produtos mais procurados na internet em 10 categorias (ver infográfico) e as variações de seus preços praticados em mais de 300 e-commerces brasileiros. Além disso, será publicado uma tabela adicional com a variação de preço de um produto sortido e uma análise semanal do ranking com o especialista em produtos do Zoom, Paulo Guedes.
Você também poderá acompanhar a ação nas redes sociais sob a hashtag #CMnaBlackFriday