Pesquisar
Close this search box.
/
/
/
Como a Dasa está transformando a qualidade de vida com IA

Como a Dasa está transformando a qualidade de vida com IA

Por meio de parcerias com empresas de tecnologia, como Google Cloud e Neomed, Dasa oferece experiência e diagnósticos digitalizados.

Uma das grandes expectativas do uso da Inteligência Artificial (IA) está na área da saúde. Afinal, todos queremos ter mais qualidade de vida, mais tempo e uma vida com mais saúde. Nesse contexto, a IA surge com uma capacidade de processamento, eficiência, precisão e a qualidade dos serviços de saúde, ajudando no desfecho clínico e na fluidez da jornada do paciente.

De acordo com um mapeamento feito pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS), dos hospitais 45 hospitais respondentes, 62,5% declaram que já utilizam a tecnologia de alguma forma em seus processos, entre eles a criação de chatbots de atendimento, ampliação da segurança da informação e apoio à decisão clínica, além de aperfeiçoamento nas análises de imagens médicas.

Uma das maiores contribuições da IA na saúde é sua capacidade de analisar grandes conjuntos de dados de forma rápida e precisa. Algoritmos de IA podem identificar padrões complexos em exames médicos, ajudando no diagnóstico precoce de doenças e na escolha dos tratamentos mais adequados. Isso não só economiza tempo, mas também melhora a precisão dos diagnósticos, permitindo intervenções mais eficazes.

A exemplo, a Dasa, rede de saúde integrada com mais de 40 marcas entre laboratórios e hospitais, tem utilizado tecnologias avançadas para atuar em ressonâncias, tomografias, mamografias e outros exames que ajudam a detectar precocemente patologias, como cânceres, problemas cardiovasculares, ou condições ligadas a doenças crônicas, possibilitando acelerar a jornada do cuidado.

“Um dos exemplos é a IA utilizada na tomografia de abdômen, que a Dasa tem disponível em SP, com um algoritmo capaz de identificar cinco condições de saúde simultaneamente. A tecnologia indica, em um só exame, se o paciente está com esteatose hepática, sarcopenia (diminuição do volume muscular), gordura visceral acima do recomendado, osteoporose e cálculos renais. Por meio da segmentação e do cálculo automático da volumetria dos tecidos, o algoritmo consegue diferenciar a gordura visceral da subcutânea, por exemplo, de forma mais rápida, sem a necessidade de demarcação do radiologista.”, explica Victor Gadelha, Head Médico de Inovação, Pesquisa e Educação.

Para identificar pacientes que estão em gap de cuidados e acionar o médico responsável, alertando para a necessidade de retomada de exames e procedimentos, a Dasa utiliza os algoritmos de NLP (Processamento de Linguagem Natural). “São estabelecidas regras para análise de diversos laudos que identificam pelo menos 43 doenças em que não há dúvida da pertinência da próxima etapa do cuidado. Uma equipe de médicos é responsável pelo contato com o médico prescritor que encaminhará o paciente para novos exames ou tratamento.”, explica Victor Gadelha.

Aprimorando a eficiência dos sistemas de saúde

Um dos cases emblemáticos em implementação nos hospitais da rede com a startup NoHarm, é a nova ferramenta de Inteligência Artificial que previne de maneira ainda mais eficaz interações medicamentosas, evitando intercorrências ou efeitos colaterais indesejáveis na administração de remédios a pacientes. A tecnologia usa algoritmos que cruzam o histórico médico e os exames dos usuários com informações do medicamento prescrito antes da liberação do medicamento para sua administração.

A área de Data Analytics e IA da Dasa também é responsável pelo desenvolvimento e implementação de algoritmos, além de fornecimento de dados que são insumos para a criação de programas com foco na eficiência, como a leitura automática de pedidos médicos.

“A parceria feita com a Google Cloud disponibilizou à Dasa ferramentas como o BigQuery, o Dataproc e o Vertex AI, capazes de analisar um grande volume de dados. Com esse tipo de tecnologia, a companhia criou um sistema próprio de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para a leitura automática de pedidos médicos. O sistema foi implementado no Nav, plataforma de saúde digital da Dasa, e consegue reconhecer automaticamente o texto do pedido médico, digitado ou manuscrito. Assim, é possível agilizar o agendamento de exames e consultas via aplicativo, já que os pacientes não precisam inserir o nome de cada procedimento solicitado.”, contextualiza Gadelha.

Cada paciente é único, e a IA está ajudando a personalizar o cuidado de saúde de acordo com as necessidades individuais. Com o uso de algoritmos de aprendizado de máquina, os médicos podem prever como um paciente responderá a determinados tratamentos com base em seu histórico médico, genética e outros fatores.

“A IA é usada de muitas maneiras no diagnóstico, como na tomografia de abdômen, e nos algoritmos de NLP, exemplos citados acima. Outro case importante é o Kardia, programa fruto da parceria com a startup Neomed, de serviço de eletrocardiogramas realizados nos hospitais da Dasa. Os laudos dos ECG ficam armazenados em nuvem e são filtrados por algoritmos de inteligência artificial. Os que apresentam alterações no traçado são priorizados para o médico fazer o laudo, diminuindo o tempo de entrega de laudos para menos de 5 minutos, apoiando o cuidado no contexto de urgências e emergências.”, finaliza Victor Gadelha.

IA + CX

Para tratar da combinação da IA com a melhoria da experiência do cliente, que tem impulsionado a inovação e aprimorado diversos aspectos do dia a dia de todas as empresas, é que o Grupo Padrão realizará o evento IA + CX, no dia 23 de abril, em São Paulo.

Na prática, o encontro é uma oportunidade valiosa para explorar o futuro das empresas e do dinheiro, e sentir como a digitalização desempenha papel de destaque nesse processo. Contudo, isso não significa que as pessoas tenham que ser deixadas de lado, vez que a tecnologia, por si só, não é capaz de substituir completamente o elemento humano.

Em síntese, não obstante o digital ofereça conveniência e celeridade, ele não pode oferecer nem compreensão, nem empatia. Portanto, essa edição do IA + CX reunirá especialistas das áreas de inteligência artificial e experiência do cliente, com o objetivo de discutir as tendências, os desafios e as oportunidades desta nova era.

Para saber mais sobre o IA+ CX, acesse: iacx.consumidormoderno.com.br

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]