Pesquisar
Close this search box.
/
/
Dados na solução da causa-raiz

Dados na solução da causa-raiz

Cada interação em um smartphone conectado à internet é conhecida como micromomento. Trata-se de uma interação que pode ser útil no bom relacionamento com o consumidor

Uma das tendências na análise dos desejo e ambições do consumidor é conhecido como micromomento – um conceito cunhado pelo Google e que diz respeito a captar os “rastros” de uma pessoa na internet. Esse foi o ponto de partida para o painel “Identificando as causas-raízes no contexto do micromomento: a utilização do big data e do analytics para compreender o contexto do cliente na interação com a empresa.

A mediação do painel coube ao jovem André Rossi, sócio diretor e especialista em data science da NUM.BR. Em um primeiro momento, ele mencionou a importância do micromomento e sua captação por meio do smartphone. “Hoje, 80% das pessoas conectadas usam tecnologias para comprar produtos ou tomar uma decisão de compras. É hora de entendermos o cliente por meio desse dispositivo”, alerta.

Mas será precisamos de tanta tecnologia para entender a causa-raiz dos problemas mais basilares do consumidor? Thiago Vitor Quintino, Chief Customer Officer da Fast Shop, ensina que a premissa não necessariamente pode ser interpretada como um dogma. “O consumidor está na frente. Por mais que falemos de dados e analytics, é preciso oferecer o básico. Não há muito o que analisar do básico. Por exemplo, 56% dos consumidores querem uma comunicação por voz. Dados são importantes para a efetivação da compra.

Por outro lado, nenhum dos convidados duvida da gigantesca capacidade dos dados do micromomento na compreensão do cliente. Mas… “Existe a necessidade da gestão de dados. Hoje, os dados permitem que possamos entender problemas ainda na causa raiz e o quanto isso pode impactar o negócio. Mas é preciso agir a partir dessas informações. Do contrário, são apenas dados sem um destino”, afirma Claudia Wharton, diretora de ouvidoria do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre.

Back to basic

Fazer o básico também foi outro medida defendida por Miguel Gallego, diretor de inteligência de marketing e CRM do Carrefour. “Os nossos investimentos estão voltados para a reforma de lojas e o aprimoramento do relacionamento do cliente. Penso que devemos aprimorar o básico e só depois oferecer uma novidade”, afirma.

Nestor Neto Torres Barreto, head de relacionamento do Grupo América Móvil (Net, Claro e Embratel) também concordou os demais palestrantes. “Resolver o básico é primordial, mas não devemos perder de vista o uso das tecnologias”, afirma.

Metas

Nicolau Camargo, diretor de pós-venda do Magazine Luiza, afirma que a empresa está empenhada na solução de alguns dos seus problemas na raiz. E estabeleceu uma meta para isso. “Este ano temos um desafio ousado: reduzir em 50% os problemas com os clientes que ligam reativamente. Todos os setores estão empenhados nessa meta”, diz.

Humanização

Em meio a tantos problemas, métricas e tecnologia, a humanização também foi lembrada – e mencionada em outros painéis. “A nossa crença é que a automação deve acompanhar a humanização. Entendemos que a tecnologia aplicada a um viés maior de humanização é imprescindível”, afirma.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]