Pesquisar
Close this search box.
/
/
Dados e momentos: um papel para o design em um mundo hiperconectado

Dados e momentos: um papel para o design em um mundo hiperconectado

À procura de sentido para lidar com um mundo conectado e em mudança? Saiba como o design pode ajudar

Um futuro hiperconectado muda nosso papel como criadores e como nos conectamos. Interfaces adaptáveis ​​são os únicos sistemas que podem se mover rápido o suficiente para nosso mundo em rápida mudança, e fazem isso de uma forma que inclui (por design) todo o espectro de experiências humanas, em diversas dimensões. Jason Cottrell, o CEO da Myplanet, trouxe ao SXSW Online, diversos conceitos para uma abordagem baseada em design para adequar dados e momentos à uma realidade conectada e digital.

Jason Cottrell é um estudioso dos momentos. O que é exatamente um “momento” na história de uma marca? Milhões de momentos nos atemorizam, nos surpreendem e por isso, em sua  visão precisamos compreendê-los, como forma de superar os desafios de entender o cliente. O fato é que não temos controle sobre os momentos, e todos eles são chances de nos incorrer em algum erro. De que forma podemos trabalhar a dinâmica dos momentos a nosso favor?

A resposta, segundo o especialista, está em uma abordagem de design. Em resumo, Jason defende o desenvolvimento de soluções cognitivas, que interpretem motivações e atitudes dos clientes e de que forma os elementos da tecnologia se combinam para realmente provocar e gerar atenção.

Leia também: Transformação digital é passado. Conheça as reais tendências de tecnologia de 2021 

O desafio de acompanhar momentos

Jason questiona se nossos softwares, as tecnologias que usamos, são velozes e capazes de responder às movimentações e decisões dos clientes. Os sistemas estão em mudança constante para acompanhar as alterações de foco desencadeadas em nossa mente em um mundo hiperconectado. O estudo dos momentos passa pela compreensão e análise de dados comportamentais e orquestração do que torna uma marca, um negócio, um produto diferente dos demais.

Em um mundo complexo e digital, produtos que fazem a diferença provocam diferenças em momentos marginais, permitem remodelar esses momentos e compreender melhor o uso e as atitudes dos clientes associadas a cada etapa da jornada.

“Nós realmente sabemos o que realmente funciona para cada cliente? Sabemos quais dos nossos diferenciais funcionam bem e efetivamente criam novas e excitantes experiências para os clientes?”, questiona o CEO da MyPlanet. Em sua visão, entender bem o que funciona e quando funciona, permite desafiar limites e andar mais rápido no sentido de aperfeiçoar a qualidade da experiências oferecida ao longo da jornada do cliente. Ele fala de sistemas compostos, para entender dados e mergulhar nos elementos que permitam verificar como agimos e reagimos nos canais de venda físicos, digitais e, sobretudo, híbridos.

A mudança está por toda parte, trazendo maior complexidade e nos obrigando a aprimorar os sistemas continuamente. Por isso, Jason afirma que é imprescindível questionar teorias estabelecidas, testando as tecnologias mais recentes e promovendo novas ideias, usar uma mentalidade orientada a design para moldar a forma como as organizações usam a tecnologia.


+ Notícias 

A inovação que tememos é uma história mal contada 

A excitante e reveladora evolução do sextech

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]