Pesquisar
Close this search box.
/
/
Os dados dos clientes vazaram? Como resolver?

Os dados dos clientes vazaram? Como resolver?

Como garantir uma gestão de dados transparente e resolver incidentes relacionados? Uber e Netshoes contam seus segredos e compartilham lições

Como se relacionar com o cliente e garantir uma gestão honesta de dados? O que é preciso estabelecer nos processos? A Uber, por exemplo, tem no seu quadro de funcionários uma executiva com cargo direcionado à privacidade, e a Netshoes também precisou mobilizar um setor inteiro para garantir ao consumidor que a entrega de informação seja protegida.
Em uma era pré-LGPD, Flavia Mitri, privacy legal director LATAM, da Uber e Mihran Kahvedjian Junior, gerente de risco da Netshoes discutiram o impacto deste panorama nos negócios das empresas que, majoritariamente possuem seus alicerces no digital.
Durante o painel “O contexto do relacionamento empresa x cliente no horizonte da LGPD” do 1º Seminário de Proteção de Dados, que aconteceu no dia 15 de outubro, os executivos trocaram suas experiências com problemáticas sobre privacidade e contaram como solucionaram os casos.

A Uber já enfrentava lá fora alguns desafios em relação a GDPR (lei reguladora de dados na Europa). O principal desafio de compliance, segundo a executiva, está no mindset das empresas que acreditam que é possível cuidar da questão apenas com o departamento político. “Precisamos contratar muitas pessoas especializadas em dados. Essa preocupação permeou todas as áreas da empresa”, revela Flavia.
A executiva relembrou o vazamento de dados que aconteceu em 2016 e como o caso afetou a companhia – o vazamento impactou 58 milhões de usuários no mundo. Em resposta ao caso, diversas demissões aconteceram, incluindo cargos de alta chefia. A marca, então, reiterou aos usuários seus pedidos de desculpas e prometeu uma mudança imediata. “Quando há uma quebra de confiança, é extremamente difícil recuperar essa relação”, finaliza Flavia Mitri.


Iniciativas da Uber para uma gestão de dados mais inteligentes:

1 – Camadas extras de segurança acessíveis ao usuário;

2 – Benchmarking com todos os órgãos reguladores;

3 – Treinamento maciço de funcionários sobre compliance;

4 – Aprendizado na contenção de incidentes de privacidade;

5 – Ferramenta que disponibiliza todos os dados aos usuários;


Já a Netshoes sofreu o mesmo incidente em 2017. No período, 1.999.704 clientes foram afetados com o vazamento de duas listas de credenciais da companhia que continham diversas informações pessoais. Segundo Mihran Kahvedjian Junior, a empresa passou por um processo de reestruturação das áreas de segurança e a disseminação de uma preocupação coletiva com a não reincidência do problema.
Hoje, a companhia trabalha para se antecipar à LGPD e já chegar em 16 de agosto de 2020 (início do exercício da lei) adaptados ao novo cenário de dados protegidos e transparência no processo de coleta.


Como a Netshoes aprimorou seu processo?

1 – Processo de transparência e reorganização interna;

2 – Criação de uma nova ótica sobre as tecnologias existentes;

3 – Melhoria na política de privacidade;

4 – Antecipação de problemas;


Com o processo, ambas as empresas aprenderam diversas lições importantes, inclusive em relação ao relacionamento com o cliente e sua experiência. “Pudemos dar a cara a tapa aos reguladores. Tínhamos uma má fama de não nos preocuparmos com leis. Ali pudemos provar que isso não era verdade”, revela a executiva da Uber.

Já o executivo da Netshoes pode entender neste processo de análise da problemática que há uma crença errada de que os dados afetam apenas negócios na internet. Para ele é importante frisar que qualquer companhia que capte quaisquer que sejam os dados do seu consumidor precisa se antecipar e se preocupar em como proteger essas informações de forma efetiva.


+ NOTÍCIAS

47 fatos sobre a LGPD que você precisa saber

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]