Pesquisar
Close this search box.
/
/
Dá para respirar depois de janeiro?

Dá para respirar depois de janeiro?

Centro de Inteligência Padrão analisa o primeiro mês do ano e mostra alternativas para respirar

Em terras brasis, qualquer proposta dita salvadora em dias turbulentos deve ser vista com desconfiança e incitar a questão: sensatez ou estupidez?

O mercado interno constantemente emite sinais de asfixia: as leituras oficiais do varejo e dos serviços amargam taxas negativas cada vez piores todo mês ? respectivamente, -7,8% e -6,3% em novembro segundo o IBGE. A confiança do comércio apurada pela Boa Vista SCPC também teve seu pior resultado histórico em 2015, com forte tombo de 7% em relação a 2014.

Não são resultados abstratos: segundo levantamento do Sebrae, o faturamento das micro e pequenas empresas caiu a tal ponto ano passado que atingiu o mesmo nível de 2009, auge da crise financeira ? o faturamento real retraiu 15,9% em relação a 2014.

No entanto, a despeito das falências sem fim mensalmente apuradas pela Serasa, a instituição também aponta que 95,6% das MPEs conseguiram pagar as contas em dia em 2015. Já estão em curso, portanto, os processos de revisão de custos e de melhorias de gestão tão necessários às empresas e ao varejo. Entra em jogo a tão necessária eficiência.

Responsabilidade na gestão dos recursos se reflete, por outro lado, em aperto: a demanda do varejo por crédito caiu 2,5% em 2015, conforme apurado também pela Serasa. Muitas empresas, sobretudo do varejo, estão com o caixa apertado e, à luz do cenário, optam por não investir nem se endividar, afinal as perspectivas do cenário econômico, por ora, são péssimas.

EIS QUE SURGE O GOVERNO. A SENSATEZ FICOU 
NA SAUDADE E A ESTUPIDEZ É A PRAXE COTIDIANA 
NA INCOMPREENSÃO DA CRISE

Conforme apurado pela Abras, em 2015 houve queda das vendas reais (isto é, já deflacionadas) de supermercados, consonante ao aumento do desemprego e à queda da massa salarial e do rendimento real dos trabalhadores. Falou-se tanto em ?mudar mais? que, de fato, mudou: saímos da euforia e do quase pleno emprego para uma tragédia social em curso.

Curiosamente, o consumidor começa 2016 mais confiante, após quase um ano de pessimismo sem fim, conforme apurado pela FGV. No entanto, é sempre importante manter um olhar atento às métricas de crédito e endividamento: 61,6% das famílias afirmaram estar endividadas em janeiro, apurou a Confederação Nacional do Comércio, em linha com levantamento da SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, para quem 47,2% dos consumidores ignoram os juros ao parcelarem suas compras.

O resultado? A inadimplência que cresce sem fim, no mesmo ritmo das taxas de juros ? resultado dos mais de 430% ao ano cobrados no rotativo do cartão de crédito. Em um cenário recessivo, pagar esse montante de juros é quase impossível àqueles que já estavam endividados e que, agora, enfrentam inflação em alta, salários em baixa e demissões em massa ? além da quebradeira constante de pequenas, médias e grandes lojas que apenas agrava uma economia que, segundo a Presidente da República, não está tão ruim.

Aliás, eis que surge o Governo. A sensatez ficou na saudade e a estupidez é a praxe cotidiana na incompreensão da crise. A proposta de criar um fundo garantidor de crédito para empresas mais vulneráveis à recessão por meio de bancos públicos apenas parece uma boa ideia: este foi um dos muitos erros grosseiros que levaram o País à recessão, a utilização de recursos públicos para estimular a demanda e oferta domésticas. O caixa apertado dos bancos públicos é um dos principais obstáculos à estratégia e o pacote proposto representa somente 2,5% do montante de crédito que circula no País ? ou seja, praticamente inócuo.

Neste início de 2016, fica a lição das MPEs para o varejo (e tantas outras empresas) para sobreviver aos dias piores que ainda virão: primeiramente, redução de custos e otimização da gestão – eficiência financeira. Tudo isso para evitar exposição excessiva ao crédito caro e ao endividamento. Focar na geração de recursos por meio da revisão de processos, reestruturação organizacional e melhoria da própria eficiência operacional ? qualquer aprimoramento, afinal, deve ser revisto sempre em busca da excelência.

Crises possuem facetas múltiplas e as soluções são, no mínimo, complexas. Existem inúmeras estratégias para superação e retomada do crescimento, e cada negócio tem a mais adequada. A primeira necessidade é colocar ordem na casa, revisar as finanças, aprimorar o uso de recursos e ter definidas as estratégias para crescer a primeira lufada de ar fresco, passando necessariamente por eficiência, tecnologia e produtividade – a grande lacuna na economia brasileira e que premia aqueles que nela apostam e que, infelizmente, ainda são poucos.

CRISES POSSUEM FACETAS MÚLTIPLAS 
E AS SOLUÇÕES SÃO, NO MÍNIMO, COMPLEXAS

*Eduardo Bueno, analista do CIP ? Centro de Inteligência Padrão.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]