/
/
O CX de uma loja sustentável

O CX de uma loja sustentável

O programa ESG da Portobello mostra como tirar ideias de sustentabilidade do papel e se alinhar com o consumidor

A rede de revestimentos Portobello deu um passo importante em direção ao programa ESG e atendimento ao cliente: construiu a primeira loja sustentável da franquia, em Curitiba (PR), a Portobello Shop Jardim Social. A obra foi planejada com os critérios Leadership in Energy and Environmental Design (Leed) Platinum, que é um sistema de certificação internacional do Green Building Council Brasil – GBC Brasi e orientação ambiental para edificações utilizado em mais de 150 países.

A loja foi construída de forma limpa e 100% dos resíduos foram encaminhados para reaproveitamento. “A unidade é um piloto do projeto Ser + Sustentável = Compromisso, que envolve os esforços do Portobello Grupo em torno de um ciclo mais sustentável, que vai desde a extração da matéria-prima até o varejo. A escolha de Curitiba como local para inauguração da nova loja foi baseada em critérios racionais, levando em consideração a forte presença da arquitetura e design na cidade, tornando-a uma das mais belas e bem desenvolvidas nesse quesito em todo o país”, explica Romael Soso, CEO da Portobello Shop.

Exemplo como esse contribui para o fortalecimento do CX, reputação e perenidade das empresas, que se tornam mais competitivas com o desenvolvimento de programas sociais. Isso porque a estratégia tem relação com a experiência do cliente, já que engloba um planejamento que influencia principalmente a comunidade, franqueados e profissionais de design e arquitetura.

Primeira loja sustentável

O grupo de varejo em revestimento possui atuação multicanal, com operações em quatro Unidades de Negócio: a Portobello com distribuição para homecenters, projetos e exportação; a Portobello Shop, marca de varejo; Portobello América, pioneira na internacionalização; e a Pointer, marca de design democrático consolidada no nordeste do país. De acordo com Romael Soso, a sustentabilidade é uma estratégia da empresa em todos os processos, como um valor integrado, sendo que a loja de Curitiba é um modelo para os franqueados.

“A partir de 2023, um dos capítulos do Programa de Excelência da rede será um guia de boas práticas ESG, com recomendações de ações sustentáveis no dia a dia nas lojas, com benefícios para aqueles que seguirem os direcionamentos. Além do conteúdo prático, serão oferecidos treinamentos, seguido das avaliações no programa”, revela o CEO da empresa.

Esse guia é dividido em duas partes: construtiva e operacional. A primeira orienta e influencia a rede de franqueados a construir a partir dos princípios de sustentabilidade estabelecidos pelo projeto. E a operacional garante a operação sustentável da loja a longo prazo. “Enquanto a construção da loja leva apenas 90 dias, sua operação pode durar até 30 anos. Por isso, é essencial que a loja opere de maneira ecoeficiente para garantir a sustentabilidade ao longo do tempo”, esclarece Romael Soso.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

ESG e experiência do cliente na loja sustentável

O Portobello Grupo possui 25 metas de ESG que englobam todas as unidades e se baseia em três pilares básicos: ecoeficiência, social e governança. Em 2021, a Portobello assinou o Pacto Global da ONU, comprometendo-se a seguir princípios de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção no dia a dia de suas operações, além de participar da Plataforma Ação para Comunicar e Engajar da iniciativa.

Dentre as iniciativas da empresa, destaca-se o conceito ASAP (Tão Sustentável quanto Possível, o mais rápido possível). O pilar governança contempla metas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e um Comitê de Sustentabilidade, que é o responsável por atuar de maneira corporativa e estratégica sobre o tema e acompanhar de perto todas essas práticas. “Na visão da Portobello, adotar boas práticas sustentáveis não custa mais caro, mas exige disposição para inovação e comprometimento em torno deste objetivo”, comenta Romael Soso.

No pilar ecoeficiente, destaca-se a importância do produto sustentável, que inclui quatro elementos chave: jazidas, água, energia e resíduos. Além disso, a Portobello se compromete a utilizar 50% de energia eólica em suas fábricas.

Já no pilar social, destaca-se o Projeto Sururu: Conchas que Transformam, iniciado com o Cobogó Mundaú, elemento vazado produzido a partir da casca do sururu, um molusco parecido com o mexilhão. Esse projeto busca o desenvolvimento da comunidade do Vergel, em Alagoas, por meio da economia circular, com foco na ressignificação da casca do sururu, que era tratado como resíduo e se tornou a matéria-prima.

Conheça o Mundo do CX

Sustentabilidade e CX

A abertura da loja sustentável de Curitiba visa ampliar o diálogo com o mercado do que é a Portobello Shop, com ênfase no seu caráter sustentável e nas certificações.

“Para a Portobello, sustentabilidade significa ter consciência de suas ações e dos impactos de suas escolhas, e entender a responsabilidade de ser parte integrante da sociedade e do ecossistema no qual vivemos, ser comprometida com toda a sua cadeia de produção e distribuição, ajudando a construir um futuro onde todos evoluímos juntos; e criar conexões transparentes, inspiradoras e engajadoras por meio das relações, do jeito de se fazer negócios e da participação na sociedade”, reforça o CEO.

A unidade será um hub da rede para ações com foco em ESG também para a comunidade, como encontros e palestras. Outra medida importante é a instalação de bicicletários para colaboradores e clientes, vagas para veículos eficientes e com carregador elétrico. A sustentabilidade é transversal na Portobello Shop, fora a loja, todo o ciclo de produção dos nossos produtos também tem ESG como base e isso influencia também no CX da loja.


+ Notícias

Jornada do colaborador: como tornar esse processo mais humanizado (e uma revelação)

Os investimentos do Mercado Livre no Brasil em 2023

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]