Pesquisar
Close this search box.
/
/
Qual o curso universitário preferido do brasileiro?

Qual o curso universitário preferido do brasileiro?

Um levantamento produzido pela plataforma Quero Bolsa mostrou que o Direito é curso mais procurado pelos futuros universitários. Veja outras conclusões

Um levantamento produzido pela plataforma “Quero Bolsa”, site na web que auxilia na busca por bolsas de estudos oferecidos pelas principais universidades e faculdades do país, revela quais são os cursos e as instituições de ensino mais populares. E quem apostou em medicina ou jornalismo, errou.

De acordo com o levantamento, os cursos de Direito, Administração, Enfermagem, Psicologia e Educação Física estão no topo da preferência dos estudantes quando pesquisam um curso de ensino superior na internet.

Já os cursos de Medicina, Ciências Contábeis, Educação Física, Farmácia e Recursos Humanos têm apresentado aumento na procura nos últimos semestres, enquanto Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo dão sinais recentes de perda de posições no gosto do estudante.

A seguir, as preferências dos cursos por semestre desde 2014:

Quero Bolsa

As mais lembradas

O mesmo estudo identificou as instituições privadas mais lembradas ou preferidas dos estudantes brasileiros.

Em São Paulo, por exemplo, a UNIP foi a mais buscada na comparação seguida pela UNIP. “Entendemos que os altos gastos com marketing e a grande capilaridade no estado são fatores decisivos para que a UNIP figure sempre entre as marcas mais lembradas pelos estudantes”, afirma Pedro Balerine, diretor de inteligência de mercado do Quero Bolsa, sobre o fato da UNIP ser a marca mais lembrada em SP.

Rio de Janeiro: Estácio em primeira posição, seguida de UVA e UNISUAM;
Belo Horizonte: UNA aparece na primeira posição em todos os grupos de cursos; PUC Minas, Faculdade Pitágoras e Estácio também têm bons índices;

Curitiba: Universidade Positivo lidera, seguida pela PUC PR;

Brasília: UDF e UNIP disputam a primeira colocação, seguidas pela UNIPLAN.

Salvador: UNIJORGE e Estácio;

Recife: Estácio aparece com destaque nos cursos de Engenharias e Saúde. Já a Joaquim Nabuco lidera em Negócios e Direito;

Manaus: FAMETRO lidera com ampla folga, seguida pela UNIP.

As preferidas

Já entre as preferidas, a Mackenzie venceu as demais universidades entre nos cursos de direito, negócios e engenharias de uma maneira geral. Também chama atenção a força da Anhembi Morumbi na área da saúde. De resto, o cenário é bastante competitivo, com várias faculdades disputando posições intermediárias.

Rio de Janeiro: O cenário é bastante competitivo. UVA se destaca em Engenharias e Saúde. PUC em Direito e IBMR em Negócios;

Belo Horizonte: Destaque para a FUMEC e UniBH – as únicas que lideram a preferência dos alunos;

Curitiba: Ambiente bastante competitivo. As faculdades UNICURITIBA, PUC PR, FPP – Faculdade Pequeno Príncipe e UniSociesc lideram juntos a preferência.

Brasília: Destaque para a UNICEUB, que aparece em primeiro em dois grupos de cursos. UCB e UNIEURO também lideram um grupo cada;

Salvador: UNIFACS lidera a preferência, seguida de perto por IBES e UCSAL.

Recife: UNICAP aparece na frente em duas categorias. Faculdade Nova Roma e UNINASSAU também se destacam;

Manaus: Não há nenhuma marca dominante em todas as categorias. A rivalidade aparece principalmente entre ULBRA, Nilton Lins, Maurício de Nassau e Uninorte.

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]