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Por que o CRM da sua empresa não funciona?

Por que o CRM da sua empresa não funciona?

Não basta ter a tecnologia, uma estratégia bem construída é que faz a diferença

Construir um bom relacionamento com o cliente é o ponto que diferencia as empresas de sucesso das outras. Por isso, o CRM está entre os principais ativos das organizações atualmente. O problema é que muitas organizações não estão estruturadas para usá-lo da forma correta, afinal, apenas ter um software não é suficiente.

Elcio Santos, CEO da Always On, explica que “Ainda existe um vício de comprar primeiro a tecnologia para depois entender se ela responde bem às questões do negócio”. O caminho ideal seria entender as necessidades de treinamento da equipe, a plataforma em si, para depois realizar o investimento.

“A falta de eficiência no uso do CRM está muito ligada ao conceito, à metodologia e à inteligência. Então desenvolver um sistema integrado, que consiga trazer resolutividade, uma matriz de encaminhamento boa, demanda um grande esforço de desenvolvimento. O uso não efetivo pode ser puramente por escolha de plataformas ou ferramentas mais simples”, explica Edinelson Santos, Diretor de Gestão e Atendimento ao Cliente da Via.

Então, quais são as melhores práticas para realmente ter um CRM eficiente? Os especialistas dão as dicas no vídeo abaixo. Assista.


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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
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