Tessa Evans tornou-se a primeira pessoa a ter um implante estético nasal montado para ajudar a criar seu nariz. A irlandesa de apenas dois anos nasceu com arrinia congênita, um problema tão raro que existem apenas 47 casos relatados na história da medicina e deixa Tessa sem nenhuma noção de cheiro, embora ela pode tossir, espirrar e pegar um resfriado.
Ela passou por uma operação pioneira para ganhar uma prótese, graças a impressão 3D, que será ajustada conforme seu rosto for crescendo. Por meio da tecnologia da impressora 3D é possível realizar uma incisão na área do couro cabeludo, independentemente da idade do paciente, inserindo a prótese sem que haja risco de cicatriz.
Os médicos fizeram um molde do crânio de Tessa e criaram digitalmente o nariz. Embora ele não tenha o poder de funcionar como via respiratória, trata-se de uma correção estética bastante importante para a garota.
Leia também: Impressão 3D: inovação possível, real e sustentável
Antes da prótese, a criança tinha o formato de côncavo no espeço do nariz
O molde inserido em seu rosto faz com que a pele se estique e, ao longo dos anos, ele incentivará um ?novo nariz? a crescer fora de pele esticada. Ela passará por mais cirurgias para ter o implante substituído conforme ficar mais velha, de modo que o nariz ‘cresce’ com seu rosto. Então, quando ela chegar à adolescência receberá a prótese final, que será tatuada com luz e sombras para que pareça com uma parte real do corpo.
Normalmente, as pessoas que precisam de uma prótese nasal passam por um procedimento para reconstruir o nariz quando eles são adolescentes, que é quando param de crescer.
Leia também: Jovem tem prótese de mão feita por impressora 3D
Depois da prótese
Mas os pais de Tessa, Grainne, 31, e Nathan Evans, 33, tomaram a decisão para que Tessa passar por esse novo procedimento para começar a criar um nariz enquanto ela ainda é uma criança. ?Nós decidimos ir em frente, já que é uma chance de mudar sua aparência gradualmente ao longo dos anos e de normalizar sua face sem que seja preciso cortá-la?, afirmou Nathan Evans, o pai da menina, ao DailyMail.
Com informações dos portais DailyMail e Hypeness.