Pesquisar
Close this search box.
/
/
Criador do Bitcoin teria divulgado outro texto sobre a famosa criptomoeda

Criador do Bitcoin teria divulgado outro texto sobre a famosa criptomoeda

Um suposto novo artigo atribuído a Satoshi Nakamoto, o misterioso pai do Bitcoin, foi divulgado na internet e revela detalhes sobre a origem da criptomoeda

Um texto recentemente publicado (em inglês) na internet reacendeu a polêmica sobre a identidade e como surgiu o Bitcoin e, consequentemente, o Blockchain. O texto teria sido escrito por Satoshi Nakamoto, o suposto pai da moeda virtual. Se o texto for realmente verdadeiro, Satoshi não criou apenas a moeda e o texto seria uma preparação para um livro sobre o assunto. E ainda confere algumas histórias curiosas sobre o Bitcoin.

O texto que deu origem ao Bitcoin pode ser lido AQUI.

Leia mais sobre Blockchain na Consumidor Moderno

O texto foi publicado no site de uma fundação ligada a Satoshi Nakamoto. No início do mês passado, ele supostamente publicou anotações que vão compor um livro dividido em duas partes. A obra teria o nome de Dualidade.

“Anuncio o primeiro trecho de uma obra literária composta em duas partes. Uma pequena história, se você quiser, com algumas das perguntas e respostas mais atualizadas (sobre Bitcoin). Eu queria que as pessoas e os fatos fossem de conhecimento de todos.  Atualmente, no entanto, é apenas uma possibilidade. Eis um trecho”, diz o texto supostamente atribuído a Sakamoto.

A seguir, confira alguns trechos do novo texto atribuído ao criador do Bitcoin.

Sobre Satoshi Nakamoto

Satoshi Nakamoto não é um nome real. Mais especificamente, não é um nome legal. É principalmente a essência dos pensamentos e da razão. Eu queria um nome mais comum, que ninguém fora do Japão soubesse que ou lembrasse que Satoshi Nakamoto é o equivalente a “John Smith” – um nome comum nos Estados Unidos e que, no Brasil, teria semelhança com João da Silva. Levou tempo para que o público chegasse a essa conclusão, mas a maioria das pessoas com acesso direto a mim já tinham descoberto isso faz tempo.

Sobre a origem da palavra blockchain

Eu não acho que alguém saiba disso, mas a palavra Blockchain não entrou em jogo antes desse fato (um suposto encontro entre Mike Hearn, engenheiro do Google e responsável por criar o Bitcoin a partir do paper do pai da criptomoeda).

 O momento Pre-Bitcoin foi chamado de timechain. Isso porque, no início, nada disso era sobre blocos, mas sobre o tempo, mais especificamente sobre intervalos precisos de tempo em que os blocos vão sendo liberados (incluídos) antes de se tornarem codificados para o resto da cadeia. Na versão finalizada, a versão 2, ela foi alterada para blockchain, pois ficou óbvio para mim que o bloco era o elemento fundamental ligado na cadeia e não necessariamente tinha relação com o tempo. Ao menos, é desse jeito que as pessoas poderiam notar o blockchain.

 Então, Bitcoin é aquilo que você vê. O meio onde você comprou ou vendeu a moeda é, na verdade, a versão 2. Da mesma forma, a palavra garfo não entra em jogo sem o fato “comida”.

Por que 21 milhões de Bitcoins?

A quantidade de Bitcoin que poderia ser minerada está limitada a 21 milhões. Estima-se que a quantidade de moedas teria fim no ano de 2.140. No novo texto, Satoshi fala sobre essa quantidade finita.

Para começar, muitos podem se perguntar qual é o raciocínio por trás da oferta fixa. Por que 21 milhões? A verdade é que foi um palpite educado. A matemática funcionou, de fato, ou tão perto quanto eu queria. Antes de se estabelecer em 21 milhões, no entanto, eu considerei fazer 100 BTC (milhões Bitcoin) como recompensa ou 42. Mas com medo de que os outros considerassem uma referência e piada a partir do Guia do Mochileiro da Galáxia, de Hitchhiker e à custa de não ser levado a sério, eu mudei para 21 milhões.

O texto pode ser lido no site da Satoshi Nakamoto Foundation AQUI.

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]