Um recente levantamento realizado pela LATAM revelou um expressivo aumento na adesão dos brasileiros às tecnologias de autoatendimento nos aeroportos, especialmente no que diz respeito ao despacho de bagagens. Durante o período de janeiro a dezembro de 2023, cerca de 1,8 milhão de bagagens foram despachadas de forma autônoma no Brasil, representando um crescimento de 52% em comparação com o mesmo intervalo do ano anterior, quando os despachos autônomos totalizaram 1,1 milhão.
Os dados apontam para uma mudança nos hábitos dos passageiros brasileiros, demonstrando uma maior confiança e aceitação das soluções tecnológicas nos processos aeroportuários. A pesquisa apontou que mais da metade, 56%, do total de bagagens despachadas em 2023 nos 10 principais aeroportos do Brasil, que contam com a tecnologia de autoatendimento, foram realizadas de maneira autônoma.
Essa é mais uma iniciativa da agenda de transformação digital. Uma das iniciativas mais notáveis nesse processo é a implementação do sistema de autoatendimento para o despacho de bagagens, utilizando tecnologia avançada desenvolvida pela SITA Scan & Fly. A tecnologia permite que o passageiro despache a sua bagagem de forma autônoma em menos de 40 segundos.
Processo que leva menos de 40 segundos é parte da transformação digital da LATAM
Ao chegar no aeroporto, os passageiros podem utilizar os totens de autoatendimento para imprimir a etiqueta de suas bagagens. Essa etiqueta é gerada a partir do QR Code presente na própria passagem do cliente. Essa praticidade elimina a necessidade de interação humana durante essa etapa do check-in.
Uma vez que a etiqueta é impressa, a mala do passageiro é pesada automaticamente. Se o peso estiver dentro dos limites permitidos, o passageiro pode então depositar sua bagagem diretamente nos balcões designados para a “Entrega de Bagagem Etiquetada”. Esse procedimento agiliza significativamente o fluxo de passageiros nos aeroportos, reduzindo as filas nos balcões de check-in tradicionais.
“O despacho autônomo de bagagens é uma inovação que traz tanto ganhos para o cliente, que tem um serviço simples, rápido e seguro, quanto para a companhia, que consegue carregar as aeronaves com mais agilidade e garantir a pontualidade dos voos”, afirma Derick Barboza, diretor de Aeroportos da LATAM Brasil.
O autoatendimento para despacho de bagagem começou a ser implantado nas operações da LATAM no Brasil em dezembro de 2019. Os aeroportos de Brasília, Rio de Janeiro/Galeão e São Paulo/Guarulhos foram os primeiros a receber a tecnologia. Atualmente, o serviço também está disponível nos aeroportos de Belo Horizonte, Natal, Salvador, Fortaleza, Florianópolis, Porto Alegre e Vitória.
Transformação Digital
A companhia vem anunciando uma série de medidas e iniciativas como parte da sua transformação digital. No fim do ano passado, a companhia concluiu o processo de digitalização da documentação utilizada pelos pilotos em seus voos domésticos no Brasil. Na prática, a companhia deixará de imprimir mais de 6 milhões de folhas de papel por ano. Isso porque transferiu para iPads adaptados todas as informações e documentos que eram acessados pelos pilotos em aproximadamente 40 folhas impressas a cada voo.
Em setembro de 2022, a LATAM também eliminou registros impressos de todos seus processos de manutenção de aviões e componentes aeronáuticos no Brasil. Desta forma, os mecânicos da companhia passaram a utilizar um sistema eletrônico para os registros de suas atividades, deixando de imprimir somente com este processo 3,36 milhões de folhas de papel por ano.