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Cresce adesão às tecnologias de autoatendimento nos aeroportos, aponta LATAM

Cresce adesão às tecnologias de autoatendimento nos aeroportos, aponta LATAM

Uso da tecnologia de despacho autônomo de bagagem cresce 52% no Brasil em 2023, aponta levantamento da LATAM

Um recente levantamento realizado pela LATAM revelou um expressivo aumento na adesão dos brasileiros às tecnologias de autoatendimento nos aeroportos, especialmente no que diz respeito ao despacho de bagagens. Durante o período de janeiro a dezembro de 2023, cerca de 1,8 milhão de bagagens foram despachadas de forma autônoma no Brasil, representando um crescimento de 52% em comparação com o mesmo intervalo do ano anterior, quando os despachos autônomos totalizaram 1,1 milhão.

Os dados apontam para uma mudança nos hábitos dos passageiros brasileiros, demonstrando uma maior confiança e aceitação das soluções tecnológicas nos processos aeroportuários. A pesquisa apontou que mais da metade, 56%, do total de bagagens despachadas em 2023 nos 10 principais aeroportos do Brasil, que contam com a tecnologia de autoatendimento, foram realizadas de maneira autônoma.

Essa é mais uma iniciativa da agenda de transformação digital. Uma das iniciativas mais notáveis nesse processo é a implementação do sistema de autoatendimento para o despacho de bagagens, utilizando tecnologia avançada desenvolvida pela SITA Scan & Fly. A tecnologia permite que o passageiro despache a sua bagagem de forma autônoma em menos de 40 segundos.

Processo que leva menos de 40 segundos é parte da transformação digital da LATAM

Ao chegar no aeroporto, os passageiros podem utilizar os totens de autoatendimento para imprimir a etiqueta de suas bagagens. Essa etiqueta é gerada a partir do QR Code presente na própria passagem do cliente. Essa praticidade elimina a necessidade de interação humana durante essa etapa do check-in.

Uma vez que a etiqueta é impressa, a mala do passageiro é pesada automaticamente. Se o peso estiver dentro dos limites permitidos, o passageiro pode então depositar sua bagagem diretamente nos balcões designados para a “Entrega de Bagagem Etiquetada”. Esse procedimento agiliza significativamente o fluxo de passageiros nos aeroportos, reduzindo as filas nos balcões de check-in tradicionais.

“O despacho autônomo de bagagens é uma inovação que traz tanto ganhos para o cliente, que tem um serviço simples, rápido e seguro, quanto para a companhia, que consegue carregar as aeronaves com mais agilidade e garantir a pontualidade dos voos”, afirma Derick Barboza, diretor de Aeroportos da LATAM Brasil.

O autoatendimento para despacho de bagagem começou a ser implantado nas operações da LATAM no Brasil em dezembro de 2019. Os aeroportos de Brasília, Rio de Janeiro/Galeão e São Paulo/Guarulhos foram os primeiros a receber a tecnologia. Atualmente, o serviço também está disponível nos aeroportos de Belo Horizonte, Natal, Salvador, Fortaleza, Florianópolis, Porto Alegre e Vitória.

Transformação Digital

A companhia vem anunciando uma série de medidas e iniciativas como parte da sua transformação digital. No fim do ano passado, a companhia concluiu o processo de digitalização da documentação utilizada pelos pilotos em seus voos domésticos no Brasil. Na prática, a companhia deixará de imprimir mais de 6 milhões de folhas de papel por ano. Isso porque transferiu para iPads adaptados todas as informações e documentos que eram acessados pelos pilotos em aproximadamente 40 folhas impressas a cada voo.

Em setembro de 2022, a LATAM também eliminou registros impressos de todos seus processos de manutenção de aviões e componentes aeronáuticos no Brasil. Desta forma, os mecânicos da companhia passaram a utilizar um sistema eletrônico para os registros de suas atividades, deixando de imprimir somente com este processo 3,36 milhões de folhas de papel por ano.



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