A Coop, uma das principais supermercadistas da Itália, aproveitou a Expo Milan, aberta no início do mês, para apresentar sua ideia de ?loja do futuro?, um espaço que pretende mostrar o que poderá se tornar o PDV daqui a alguns anos. A empresa investiu 15 milhões de euros no Future Food Disctrict, um projeto de 6.500 metros quadrados que conta com uma loja e, ao lado, apresenta uma experiência educativa e interativa sobre o que poderá vir a ser o varejo.
Projetado pela própria varejista em parceria com o Senseable City Lab, do MIT, e o estúdio de arquitetura Carlo Ratti, o local apresenta 1.500 produtos em suas prateleiras. Cada item se comunica com os consumidores por meio de etiquetas inteligentes que apresentam todos os detalhes da cadeia de suprimentos, destacando elementos que promovam saúde e consumo consciente. ?A loja não é o supermercado do futuro, mas esperamos que esteja próximo ao que veremos?, disse Marco Pedroni, presidente da Coop Italia, ao site ItalianFood.net.
Conforme os consumidores percorrem os corredores e compram itens, as informações sobre os percursos feitos, tempo decorrido e produtos comprados são processadas e reinterpretadas como dados para alimentar o que a rede descreve como ?a maior impressora do mundo?. O equipamento conta com dois braços mecânicos que se movem na fachada da loja, usando tinta spray de cores diferentes para criar imagens a partir dos dados. No dia da abertura da Expo, por exemplo, as paredes foram pintadas com rostos dos clientes. Há ainda, dentro da loja, um grande painel apresentando dados relativos aos produtos que estão disponíveis na loja.
Na área adjacente à loja, a Coop criou um espaço no qual os visitantes poderão se familiarizar com temas ligados aos alimentos, desde produtos falsificados até sistemas que usam energia do mar e solar para o cultivo dos produtos. O local também conta com um espaço que apresenta métodos inovadores de produção de alimentos, incluindo sistemas hidropônicos verticais para criação de vegetais, algas e insetos.
Leia mais:
6 drivers estratégicos para o futuro do seu negócio