/
/
Prepare-se para conversar cada vez mais com os chatbots

Prepare-se para conversar cada vez mais com os chatbots

A Atento começou a oferecer chatbots como mais um produto para os clientes corporativos e o consumidor também ganha com isso. Entenda

Talvez você ainda não saiba, mas os bancos brasileiros são referência em oferecimento de tecnologias. Ou seja, os serviços dessas instituições estão muito à frente do que se vê em outros países – até mesmo os EUA. Não por acaso, será um banco o primeiro cliente a utilizar a mais nova ferramenta da Atento: o chatbot. O objetivo da instituição, que não foi relevada, é usar o robô para tarefas automatizadas, como agendamento de pagamentos e desbloqueio de cartões. Outro banco e uma grande rede varejista estão em fase avançada de negociação para adotar chatbots também.

A Atento, empresa que fornecerá o produto em questão, é uma das maiores empresas de contact center do Brasil. Ela possui cerca de 80 mil funcionários, um volume mensal de 35 milhões de chamadas telefônicas e 150 mil conversas em bate-papo online. A empresa está pronta para integrar robôs de atendimento no Facebook Messenger, no Telegram ou dentro dos aplicativos móveis ou sites dos seus clientes.

“Ainda existe uma certa resistência aos chatbots por parte dos executivos. Mas isso muda depois que construímos um protótipo e o cliente vê na prática como funciona”, explica Flávio Henrique Ribeiro, diretor executivo de TI, infraestrutura e operações da Atento.

Comportamento

Em um primeiro momento, os chatbots serão apenas um novo canal de atendimento para os clientes da Atento. Aos poucos, de acordo com a mudança de hábito dos consumidores, a tendência é que o volume de atendimentos em outros meios migre para o chatbot. “Existe uma busca generalizada por digitalização nas empresas. E dentro desse movimento o chatbot é uma das ferramentas. Essa é uma busca nossa também. A digitalização é um fato, não é uma tendência”, comenta Ribeiro.

Não por acaso, o executivo enxerga a vertical de serviços financeiros como a mais adiantada na experimentação de chatbots exatamente por ser uma das mais avançadas em digitalização.

Impacto nos contact centers

Antes de oferecer chatbots às empresas clientes, a Atento experimentou a tecnologia internamente. A empresa conta com dois bots para uso próprio: um ajuda no processo de recrutamento de novos funcionários e outro serve como helpdesk para os empregados. No futuro, a popularização dos chatbots gerará uma redução na quantidade de posições de atendimento (PAs) da Atento. Ribeiro prevê uma queda da ordem de 10% a 20%.

*Com informações da Mobile Time

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]