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Content Marketing: por que, para quem e como?

Content Marketing: por que, para quem e como?

Fala-se muito em marketing de conteúdo, mas será que as marcas sabem como fazê-lo de maneira eficiente?

Conteúdo é o futuro brilhante do marketing. Embora alguns céticos duvidem da efetividade dessa estratégia para gerar engajamento, pois nem sempre os resultados são mensuráveis, os profissionais que já descobriram como produzir com alta relevância para seu público saem na frente.

O que divide os bons profissionais de content marketing dos demais é a sua capacidade de contar uma história ? e repassar essa história para as pessoas certas. Conteúdo personalizado agrega valor e aumenta a fidelidade à marca, além de impactar nos negócios. Mas para alcançar esses benefícios, é preciso alinhar o teor das peças às audiências e segmentos específicos.

Em primeiro lugar, precisamos saber por que as pessoas chegaram até nós. Usuários diferentes frequentemente visitam o mesmo website com intenções distintas. Eles buscam informação ou inspiração (usando seu site como pesquisa de referência, por exemplo)? É necessário entender por que eles estão navegando no portal ou blog para entregar experiência de marca significativa. Se eles querem informação, você deve entregar conteúdo diferente do que se estivessem em busca de inspiração.

Depois, é necessário entender quem eles são. Uma das mais importantes formas de segmentação tem base nos perfis dos consumidores ? dados demográficos, de comportamento e de estilo de vida que ajudam a identificar interesses e tópicos favoritos. Um homem carioca de 30 anos tem preferências distintas ao de uma mulher cearense de 45. Até mesmo duas mulheres da mesma idade, que vivem no mesmo prédio, podem se interessar por coisas drasticamente diferentes.

Para um entendimento completo sobre os consumidores, os profissionais de marketing têm que combinar vários pontos de dados. Tanto os offline, que incluem idade, gênero, comportamento e preferências de marca, quanto os dados de comportamento online. Estes, que serão a chave das suas estratégias com base no ciclo de vida do cliente ? lifecyle marketing ? você capta em seu site por meio de ferramentas de automação de marketing.

Por último, é fundamental descobrir como se conectam. Mesmo um único consumidor pode estar aberto a diferentes tipos de informações, dependendo do aparelho que está usando, da mídia social que está conectado, do horário do dia ou mesmo da estação do ano.

Por exemplo, Grace Preyapongpisan, vice-presidente de Business Intelligence da Allrecipes.com revelou dados interessantes sobre os usuários do site. ?Nós descobrimos que alguns consumidores que se conectam via mobile estão constantemente procurando ideias para jantares rápidos enquanto aqueles que se acessam via notebooks tendem a planejar menus mais extensos?, afirma. Muitos usuários de laptops do site são pais procurando por um grande café da manhã para preparar para as famílias nos fins de semana, por exemplo.

O sucesso do content marketing depende de contar uma boa história. Ao compreender quem é seu consumidor, como ele se conecta e por que está interessado, você estará apto a tomar decisões mais assertivas sobre como direcionar suas ações de marketing.

* Suelen Giacomele é especialista em content marketing da Pmweb

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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