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O consumo sustentável na área de food services

O consumo sustentável na área de food services

Brasileiros dão preferência a estabelecimentos alimentícios e delivery com práticas sustentáveis

O consumo sustentável tem chegado cada vez mais na área de food services. Segundo uma pesquisa realizada pela fornecedoras de embalagens brasileiras Innovapack, 74% dos brasileiros já deixaram de ir a um bar, restaurante ou pedir comida via delivery por conta do estabelecimento não aplicar práticas sustentáveis.

Quando questionados sobre o que torna um negócio de alimentos sustentável, 60% considera ter fornecedores com iniciativas voltadas ao meio ambiente como a principal característica.

Entre outros fatores que tornam um estabelecimento alimentício sustentável estão: investir em práticas sustentáveis como reciclagem (56,8%), não desperdiçar muita comida (49%) e ter utensílios biodegradáveis (43,6%).

Para o Diretor Geral da Innovapack, Marcelo Gaspar, a pesquisa e dados de outras empresas mostram que o cuidado com o meio ambiente impacta cada vez mais as decisões dos consumidores na hora de escolher produtos ou apoiar marcas.

“Isso indica que o comportamento do consumidor está cada vez mais voltado à práticas sustentáveis, tanto dentro quanto fora de casa, na hora de preparar sua alimentação ou fazer um pedido em restaurantes via delivery. O mercado exige mudanças efetivas quanto aos compromissos ambientais dos estabelecimentos”, afirma Gaspar.

74% dos brasileiros já deixaram de ir a um bar, restaurante ou pedir comida via delivery por conta do estabelecimento não aplicar práticas sustentáveis

60% dos estabelecimentos já consideram ter fornecedores com iniciativas voltadas ao meio ambiente como a principal característica

56,8% dos estabelecimentos consideram investir em práticas sustentáveis como reciclagem

49% dos estabelecimentos buscam não desperdiçar muita comida

43,6%  dos estabelecimentos consideram utilizar utensílios biodegradáveis

Utensílios sustentáveis apontam tendência

No terceiro trimestre deste ano, a Innovapack trouxe ao mercado de food services do país a primeira colher de papel cartão reciclável e biodegradável.

Seguindo uma tendência global por utensílios sustentáveis para delivery, toda a linha Biohz® da Innovapack chega ao mercado, abrangendo porta-copos em papel cartão, embalagens para saladas, embalagens para “delivery” e “take away”, bandejas para comidas e pote para sorvete/outros produtos.

Todos os itens da linha são biodegradáveis e fabricados com papel cartão sem laminação plástica, degradando-se entre 12 e 18 meses.

sustentável
Linha Biohz® da Innovapack com utensílios sustentáveis. (foto divulgação).

Segundo Cláudio Gonçalves, Diretor Comercial da Innovapack, são produtos desenvolvidos para produção massiva, funcionais ao consumidor e ecológicos.

“Frente às problemáticas ambientais e as novas necessidades dos consumidores, nos desafiamos a pensar diferente. Logo, a ideia era começar a procurar alternativas para produtos que são questionados mundialmente por serem de pouco uso, que são descartados, geram muito lixo e levam muitos anos para se decompor. É assim que oferecemos uma nova solução ao mercado”, conclui.

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Delivery sustentável cresce na preferência

Uma pesquisa realizada no ano passado pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) para o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela ONG Oceana já apontava essa preferência dos consumidores por um delivery sustentável.

Dados desse estudo revelaram que pedidos sem plástico, por exemplo, é um desejo de 72% dos consumidores ouvidos.

Outra pesquisa do Ipec, também aponta que 77% dos consumidores brasileiros avaliam que os aplicativos de entrega deveriam se comprometer publicamente com metas de redução de itens plásticos.

Nesse caminho o iFood, por exemplo, criou o iFood Regenera, uma iniciativa que busca zerar o impacto ambiental das suas entregas. Uma das ações é o programa Amigos da Natureza, que convida os restaurantes parceiros do iFood, a reduzir o uso do plástico.

Segundo o iFood, a ação tem dado bons resultados. As entregas sem plásticos já somam 100 milhões em menos de um ano. O programa já envolve 82% dos clientes, que dispensaram itens de plástico em suas entregas e evitaram que 925 toneladas desse material fosse produzida.

Papel e papelão como alternativas

Além de diversas vantagens quando o delivery sustentável troca embalagens plásticas por embalagens de papel e papelão, por exemplo, acontece uma diminuição no volume de plástico que fica no planeta.

Um bom exemplo vem da rede de alimentos e produtos orgânicos Raizs. Ela distribui mais de
2 mil itens entre orgânicos, saudáveis e agroecológicos de diversos produtores utilizando apenas caixas de papel e papelão. As entregas são feitas dietas no endereço do assinante das cestas, que pode devolver as embalagens de papelão da última compra na próxima entrega.

Um longo caminho

Mas o caminho ainda é longo para Brasil (e o mundo) obter um mercado de consumo 100% sustentável. Para se ter uma ideia, o Brasil produz mais de 78 milhões de toneladas de lixo por ano, sendo 13,5% de plástico. Esse dado vem de um estudo da WWF de 2021. De todo esse montante o Brasil recicla apenas 1,2%.

O importante é compreender os vários os benefícios do delivery e do consumo sustentável, um modelo que precede não só de investimentos e boa vontade das empresas e de consumidores, mas, o mais importante, a consciência de que todos ganham, empresas, clientes, as gerações futuras de consumidores e o meio ambiente.


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