/
/
3 maneiras de conquistar os consumidores da geração Z

3 maneiras de conquistar os consumidores da geração Z

Sua marca está preparada para a geração Z? Veja como tecnologia, autenticidade e igualdade social estão conquistando a preferência desse público

A geração Z ou zoomers estão redefinindo os padrões de consumo. Os nascidos entre 1997 e 2012 já representam uma parcela significativa de consumidores. E para conquistá-los, marcas devem apostar em autenticidade, tecnologia e igualdade social.

Segundo levantamento da Euromonitor, em 2030, esse público será a maioria entre os consumidores no mercado. A primeira geração de nativos digitais desconhece um mundo sem internet e tem características individuais às quais as marcas devem estar atentas, afirmam especialistas.

“Essa geração busca marcas que deem valor ao indivíduo e que tenham propósitos. Os gen Z tendem a ser mais engajados e socialmente preocupados com questões de sustentabilidade”, revela Gustavo Ruchaud, diretor de marketing da Loja Integrada, plataforma para criação de lojas virtuais, com mais de 2,5 milhões de lojas criadas no Brasil.

Entender e planejar para a geração Z

Para o especialista há três dicas que ajudam hoje uma marca a entender melhor a geração Z e a planejar estratégias voltadas a esse público. A primeira delas é: Compras seguras e com conveniência. Para Ruchaud, o novo perfil de consumidores da geração Z busca segurança e conveniência no momento da compra.

Por isso, é cada vez mais comum esses jovens realizarem pagamentos móveis, por meio de aplicativos e carteiras eletrônicas, e buscarem vantagens que ajudem na decisão da compra. “Varejistas virtuais devem apostar em experiências únicas para esses clientes, como descontos exclusivos e opções de pagamento mais flexíveis”, diz o especialista.

A segunda dica de Ruchaud é: Omnichannel nas vendas. Considerada a primeira geração a nascer no mundo digital, a gen Z tem como uma das principais características estar conectada com o online, mas também não abre mão de experiências físicas ao realizar compras. Com essa habilidade, eles esperam que as marcas também atuem como nativos digitais.

“A geração Z está conectada não só no ambiente digital, como redes sociais e sites, mas também a experiências do mundo físico. Integrar os canais de comunicação e ser cada vez mais omnichannel são estratégias para mirar e despertar a atenção desse consumidor”, sugere Ruchaud.

E por fim, o especialista, aponta: Responsabilidade Social. A igualdade, diversidade, sustentabilidade e inclusão social são algumas das preocupações e expectativas da geração Z ao comprar um produto ou serviço. A Gen Z está disposta inclusive a pagar mais caro por itens “ecofriendly” e sustentáveis.

“Mais do que nunca, os varejistas devem ter um olhar atento e demonstrar compromisso com as questões sociais, não apenas para engajar esse público jovem, mas também aprimorar a experiência dos consumidores com a marca e firmar sua responsabilidade social”, finaliza o executivo.

Geração Z compra mais por recomendações

Outro fator importante sobre comportamento de consumo da geração Z, é que ela é muito mais propensa a comprar por meio de recomendações. Pesquisas recentes apontam que esse público tem quase duas vezes mais chances de fazer uma compra com base na recomendação de um influenciador nas redes sociais do que os millenials, por exemplo.

Experiência determina padrões de consumo da Geração Z

Uma característica importante também sobre os padrões da geração Z, é que se trata de uma cultura de consumo derivado da experiência e simplicidade. Perrsonalização digital, novas narrativas, conteúdos de marca mais excitantes… e um infinidade de estratégias repleta de momentos de descoberta fazem com esse público se ligue em uma marca.

Para muitas marcas que já transacionam com esse público há bastante tempo, caso dos bancos digitais, essa geração fez com que surgisse não apenas um novo comportamento de consumo e novos players, mas, também novos sistemas de avaliações e valores que se tornaram decisivos para esse público na hora da compra.

Leia mais: Geração Z e consumo: a cultura derivada da experiência

Felicidade em primeiro lugar

Um dado curioso, que chama a atenção quando analisamos as predileções e o comportamento da geração Z, é como esses jovens pensam suas prioridades. Um estudo recente, apontou, por exemplo, que os profissionais da geração Z preferem estar desempregado a estarem infelizes no trabalho. Cerca de 56% dos trabalhadores zoomers deixariam o emprego se isso interferisse em suas vidas pessoais.

Enfim, o fato é que para marcas se relacionarem com esse público, elas terão que conhecer e acessar gatilhos complexos no que diz respeito a experiência de consumo. Não apenas isso, mas traduzir essas expectativas em experiências significativas e simples. Tarefa nada fácil, mas, extremamente valiosa se observarmos o quanto uma marca poderá evoluir em Customer Experience, já que no futuro esse público será o principal contingente de consumidores dos mais diversos serviços e produtos.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente  


+ Notícias

Por que é tão difícil mudar um comportamento? 

M-commerce: destaques, desafios e novos comportamentos 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]