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Consumidor e Comportamento – Calientes e sociais

Consumidor e Comportamento – Calientes e sociais

Veja 7 inovações desenvolvidas na América Latina que refletem mudanças nas expectativas dos consumidores sobre o papel das marcas

1 – Velinhas e uma doação

A Máquina do Bem é uma startup brasileira que cria formas de aumentar doações. Em junho deste ano, a empresa lançou o Aniversário do Bem, em que os aniversariantes criam um perfil no site e compartilham com os amigos um pedido de doação a uma determinada ONG. Em vez de comprar presentes, ajudar a quem precisa.

2 – Instafood engajado

A campanha #MealforShare, da Associação Banco de Alimentos da Colômbia (Abaco), criou perfis de Instagram para pessoas que vivem em situação de pobreza extrema e publicou fotos dos restos de comida com que eles se alimentam. O objetivo é incentivar os seguidores a ir ao site da campanha e fazer doações, que são revertidas em alimentos para os necessitados.

3 – Viva a diversidade

Na Argentina, o Facebook permite, desde agosto, que os usuários da rede social utilizem 54 opções de gênero, incluindo transexual, pansexual e assexuado, como resultado de uma parceria com representantes da comunidade GLBT. Os usuários também podem se identificar como ?ele?, ?ela? ou de forma neutra nos lembretes para eventos.

4 – Minha casa não é minha vida

Os moradores da Zona 18, na Cidade da Guatemala, costumam ser recusados em entrevistas por morar no bairro controlado por gangues criminosas. Com a Embajada Zona 18, desenvolvida pela marca de doces Tortrix e pela ONG Area 18, quem se cadastra no site recebe um endereço verificável que os candidatos a emprego podem usar em seus formulários de entrevistas. Treinamentos gratuitos e bancos de vagas também estão disponíveis.

5 – Cadeira cativa

A campanha Asiento Eterno, da Associação Equatoriana de Futebol, instala assentos brancos como memorial a torcedores mortos nos estádios. Essas cadeiras ficam vazias durante os jogos e contam com o nome dos torcedores e um link para uma petição pela não violência nos estádios. A iniciativa teve início em Guaiaquil, no estádio do Emelec.

6 – Histórias de bolso

A L&PM Pocket, editora especializada em livros de bolso, fez uma parceria com a marca de moda FreeSurf e lançou em julho deste ano uma coleção de jeans exclusiva. A ?The Original Pocket Books? apresenta histórias e poemas impressos do lado de dentro dos bolsos, com o mote ?carregue uma boa história com você?, demonstrando a conveniência de livros pequenos.

7 – Alerta coletivo

O Alerta Sísmica Grillo é um pequeno receptor que monitora sinais precoces de alertas de terremoto emitidos pelo governo mexicano. O Grillo, desenvolvido a partir de recursos coletados na plataforma mexicana de financiamento coletivo Fondeadora, decodifica as informações e emite automaticamente luzes e sirenes para que a população tenha tempo de se proteger.

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SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
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consentimento dos seus editores.
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Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

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