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Quem disse que o consumidor precisa de ajuda de um atendente?

Quem disse que o consumidor precisa de ajuda de um atendente?

Muito se fala em um multicanalidade e omnicanalidade. Mas será que o consumidor quer ajuda para exibir todo o seu potencial consumeril?

Um dos assuntos que a Consumidor Moderno e o Grupo Padrão defendem há anos é a necessidade do cliente  ditar os rumos do seu canal de preferência no atendimento. Primeiro, falamos da necessidade em oferecer diversos canais de modo simultâneo (a multicanalidade). Depois, falamos do entrelaçamento desses canais de modo a fazer fluir a comunicação (omnicanalidade).

Os canais digitais aparecem como primeira opção, mas isso não necessariamente é uma regra. Tudo depende do cliente. No entanto, o mundo mudou e a mobilidade impôs o desafio do atendimento em tempo real – uma missão, convenhamos, bem difícil. Então, que tal deixar o consumidor ser feliz? Deixa ele prestar o autosserviço.

Autosserviço é acima de tudo independência. É o consumidor utilizando o serviço na hora e local que melhor lhe aprouver. É ser livre para consumir ou utilizar a prestação de serviço sem a necessidade de um auxílio – ou até mesmo alguém alguém para atrapalhá-lo.

No Conarec deste ano, Guilherme Porto, CEO da Plusoft, falou sobre o tema e elencou os motivos que levaram a essas mudanças de comportamento. Acompanhe a entrevista concedido ao portal Consumidor Moderno.

 

https://www.youtube.com/watch?v=7QmZ9qTgnX4

 

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SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
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