/
/
O Dr. Consulta terá o mesmo destino do Uber?

O Dr. Consulta terá o mesmo destino do Uber?

O Uber surgiu com uma nova proposta de transporte privado, mas a pressão de taxistas resultou na regulamentação da empresa não apenas no Brasil, mas mundo afora. Seria esse o destino do Dr. Consulta?
Legenda da foto

O Dr. Consulta é uma dessas raras boas novas em serviço de saúde privado que surgiu nos últimos anos. Agendamento de uma série de especialidades via aplicativo, preço aderente ao bolso do consumidor, entre outras características. No entanto, o assunto é controverso no meio da oferta de saúde privada. Há quem diga que o Dr. Consulta mereceria um olhar mais atento do Ministério da Saúde e até deveria ser alvo de alguma regulamentação do Congresso Nacional. Mas será que esse realmente é o melhor caminho?

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Uma das ferrenhas defensoras de um olhar mais atento ao modelo de negócio do Dr. Consulta é Solange Beatriz, presidente da FenaSaude (Federação Nacional de Saúde Suplementar). Ela afirma que a saúde suplementar no país é regido pela lei 9655/98, que estabelece uma série de regras que os planos de saúde devem seguir.

A principal regra prevista na norma é a oferta integral dos serviços de saúde, ou seja, o plano deve incluir exames, consultas, eventuais cirurgias, internações, entre outros custos. Por outro lado, esse não seria o objetivo de modelos como o Dr. Consulta. “Penso que esse serviço não tem nada a ver com o plano de saúde, especialmente quando o assunto é o cuidado integral da saúde. A lei 9656/98 trouxe o conceito da integralidade da saúde, o que significa dizer que todos os cuidados devem estar contemplados na saúde suplementar. No nosso caso, estão contempladas todas as doenças do CID 10 (Código Internacional de Doenças) e as três segmentações, o ambulatorial, o hospitalar e o hospitalar com obstetrícia visam exatamente isso. Esses serviços são pontuais”.

“Esse serviço não cuida da saúde”

Solange afirma que o Dr. Consulta possui uma oferta de saúde pontual e que não necessariamente é novo. “Sempre tiveram clínicas que só realizam raio-x ou faz atendimento ortopédico. O que esses serviços oferecem é um preço reduzido e até menor do que a média de mercado. Mas ele não oferece a média e muito menos a grande a complexidade médica. Ou seja, ele não está cuidando da saúde. Cabe as entidades médicas verificarem se esses serviços estão atendendo aos princípios de saúde que o Brasil defende”, disse.

Evidentemente que a opinião do Dr. Consulta. A empresa afirma que essa discussão é inócua, uma vez que não estaria incluída em nenhum modelo de saúde privada existente no mercado. Na verdade, ela se define como um novo modelo de negócio tal qual a relação do Uber com o transporte privado – o que afasta a empresa de modelos de clínicas populares.

“Na essência, o Dr. Consulta não é uma rede de centros médicos populares. Inicialmente, nosso modelo era baseado apenas nas consultas e exames; hoje vamos além disso. Trabalhamos as informações que recebemos dos pacientes, desenvolvemos algoritmos, utilizamos uma robusta plataforma de Inteligência Artificial e desenvolvemos modelos preditivos que nos ajudam na gestão de saúde dos pacientes”, contou para à Consumidor Moderno Renato Velloso Dias Cardoso, investidor e membro do conselho do Dr. Consulta.

Gestão da saúde

Na opinião de Velloso, o Dr. Consulta é uma empresa de gestão de saúde. “Não olhamos apenas o episódio de um paciente, mas temos uma visão 360º da saúde dele. Olhamos a necessidade futura do consumidor. Temos aí um elemento chave, que é despertar no cliente a necessidade dele se tratar ao longo da vida. Com uma visão de prevenção, ele vai melhorar a vida dele e, consequentemente, trazer melhores indicadores”, disse.

O detalhe interessante é que a preocupação com a saúde primária e de baixa complexidade não necessariamente é ruim para à população. De certa forma, a empresa estaria alinhada com a recomendação da própria Organização Mundial da Saúde, que anda defendendo uma maior atenção a prevenção e o cuidado com a saúde primária – algo que o Dr. Consulta defende.

Projeto de lei

O debate sobre o modelo de negócio do Dr. Consulta invadiu até os corredores do Congresso Nacional. A Câmara dos Deputados tem discutido a aprovação (ou não) de um substitutivo ao projeto de lei que altera a atual legislação dos planos de saúde. Embora a proposta não fale sobre clínicas populares, o tema virou assunto entre os deputados.

Alguns deputados  já falam em regulamentar as clínicas populares, muito embora não existam detalhes sobre como seriam essas regras. Na visão do Dr. Consulta, ela não entraria nesse debate, pois, de novo, ela não se enquadraria nesse modelo.

O curioso é que o consumidor parece aprovar o Dr Consulta, especialmente o preço oferecido pela empresa. Os elogios praticamente se sobrepõem as queixas existentes em alguns sites na internet. Mesmo assim, os parlamentares parecem dispostos a debater o tema em um futuro próximo. Mas será que conferir regras demais acabaria com esse modelo que parece ter caído nas graças do consumidor? E o que aconteceria com os preços tão atraentes desse serviço? A ver.

 

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

A internet tornou a emissão de certidões mais rápida, mas também criou um novo risco para os consumidores: contratar intermediários sem perceber. Antes de informar seus dados ou efetuar o pagamento, confira os cuidados.
Sites que imitam cartórios fazem consumidores pagarem até R$ 200 a mais por certidões
A internet tornou a emissão de certidões mais rápida, mas também criou um novo risco para os consumidores: contratar intermediários sem perceber. Antes de informar seus dados ou efetuar o pagamento, confira os cuidados.
Portaria que obriga negociação coletiva para o comércio funcionar em feriados entra em vigor em meio a um cenário de custos crescentes.
O que muda com a nova regra para trabalho em feriados
Portaria que obriga negociação coletiva para o comércio funcionar em feriados entra em vigor em meio a um cenário de custos crescentes.
TikTok Shop celebra o primeiro ano com 134 milhões de usuários e consolidação da compra por descoberta
Em seu primeiro aniversário brasileiro, a plataforma mostra avanço de 161 vezes nas vendas por lives e uma rede de criadores que cresceu 46 vezes.
"Resolver é a nova marca": ABRAREC premia cases de CX com foco em resolutividade e confiança
O Prêmio Atendimento ABRAREC CX 2026 reconhece as empresas que capturam o novo momento do CX, colocando a resolutividade como chancela da experiência em atendimento

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Rebeca Andrade – Ensinamentos e Aprendizados O futuro do entretenimento no Brasil NBA é a melhor experiência esportiva do mundo Grupo Boticário, em parceria com a Mercur, distribui gratuitamente produtos inclusivos.