O Instagram já demonstrou que a principal linguagem na Internet são as imagens. O que dizer se a plataforma de acesso então for um smartphone ou tablet – nesses casos imagem é mandatório. Segundo o instituto de pesquisa Pew Research, o número de adultos americanos que acessam a rede social cresceu 9% em 2014. O número supera o dos concorrentes Pinterest (que cresceu 7% no período), LinkedIn (6%) e Twitter (5%). Em dezembro, o Instagram anunciou ter atingido a marca de 300 milhões de usuários ativos.
Não é de se espantar que novas aplicações estejam surgindo para concorrer com ele, ou simplesmente potencializar o gosto de publicar imagens na rede.
É o caso da Phhhoto, um aplicativo e rede social que está começando a ganhar força. Sua principal característica é a criação de gifs animados. Para criá-los o app dispara uma sequencia de cinco fotos. O resultado é tão peculiar quanto imprevisível. Katy Perry e Mark Zuckerberg são adeptos.
Outra aplicação que vem ganhando força é a VSCO Cam, que começou sendo apenas um editor de imagens e foi incorporando diversas funções, entre elas sua própria rede social. No momento segue sendo apenas um dos filtros de fotos favoritos para quem publica no Instagram ? quase 65 milhões de fotos por lá levam a hashtag #vscocam.
Sua principal vantagem realmente são os grandes números de filtros, ainda que muitos deles não sejam gratuitos. Tem funções de edições bem completas, uma interface minimalista e bastante cuidada, porém não muito intuitiva. Outra função interessante é a possibilidade de contar uma história agrupando várias fotos.
No ano passado a VSCO recebeu um aporte de 40 milhões de dólares do fundo Accel Partners. O que permitiu a compra da empresa de impressão fotográfica Artefact Uprising ? cujos serviços certamente serão incorporados ao aplicativo. Também criaram algumas frentes para impulsionar projetos fotográficos. Um claro incentivo para profissionais, que denota o interesse da ferramenta neste público.
Se essas aplicações superarão em números o sucesso do Instagram ainda é muito cedo para qualquer tipo de afirmação. O mais provável é que o interesse por imagens cresça e muito entre os usuários de Internet. A única certeza nisso tudo é a de que novas ferramentas para colocar nossa criatividade em prática estão sendo muito bem avaliadas por investidores e toda boa novidade sempre é bem vinda.
Leia mais:
E o Instagram ?facebookizou? pra valer