Pesquisar
Close this search box.
/
/
Você conhece o Mercado Manual?

Você conhece o Mercado Manual?

Realizado pelo Museu da Casa Brasileira, a quarta edição do Mercado Manual facilita a venda direta do produtor ao consumidor e traz oficinas e atividades culturais gratuitas; confira a programação

A quarta edição do Mercado Manual marca um ano de realização da feira realizada pelo Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Floristas Produções.

O evento traz expositores de artesanato contemporâneo, apresentações musicais, atrações infantis, oficinas e praça gastronômica, e será realizado nos dias 2 e 3 de dezembro, das 10h às 20h, com entrada gratuita.

“Com esta ação, o Museu da Casa Brasileira exerce sua vocação, promovendo, através da facilitação da venda direta do produtor ao consumidor, o estímulo à produção artesanal ou de pequenos empreendedores”, comenta a diretora geral do MCB, Miriam Lerner

Atrações

Serão mais de 100 expositores distribuídos pelo terraço e jardim do Museu, selecionados por uma curadoria que procura produtos sustentáveis e produzidos em pequena escala.

Oficinas gratuitas orientam sobre reciclagem de roupas, produção natural de cosméticos, serigrafia, entre outras atividades. Uma programação de apresentações musicais ao vivo constrói um ambiente de festival nos dois dias de evento.

Com curadoria de Luiz Morandini, os shows também promovem a composição autoral e a apreciação por públicos de todas as idades (programação abaixo). Para as crianças, além da música o Mercado Manual traz atividades no jardim abertas durante todo o período do evento. O Erê Lab (menção honrosa no 30º Prêmio Design MCB), empresa que desenvolve objetos e oficinas para participação no urbanismo, traz seus brinquedos que promovem integração entre crianças.

 Mundo Maker

Outra atração é o Mundo Maker, espaço de aprendizagem que proporciona a crianças, adolescentes e adultos aprenderem a se expressar no mundo por meio da experiência e do fazer através da robótica, tecnologia 3D e mão-na-massa. Com a proximidade do Natal, as crianças também foram lembradas na seção de produtos. Muitos expositores trabalham com roupas infantis, acessórios e brinquedos que fogem do convencional, feitos de materiais como o tricô. Os visitantes também encontrarão produtos de design para casa, cosméticos, joias, acessórios e moda. Todos os produtos se preocupam com a funcionalidade e a excelência de materiais.

Programação


Sexta, 2 de dezembro

Durante todo o dia:
– Erê Lab: empresa que desenvolve objetos e oficinas para participação no urbanismo.

A partir das 14h: Mundo Maker: espaço de alfabetização digital para crianças, adolescentes e adultos, com pedagogia que une programação, impressão 3D e marcenaria.

Das 11h às 12h – Oficina | A Ressurreição das Roupas: oficina cápsula de supraciclagem
Os participantes são convidados a trazer camisas usadas para transformá-las em peças femininas. Orientada por Agustina Comas. Inscrições por ordem de chegada.

Das 12h45 às 13h45 – Música | Emana
Projeto musical do casal Ana Clara Cenamo e Renato Dias, com composições próprias e músicas andinas.

Das 14h30 às 15h30 – Oficina | Cosmética Natural
Noções básicas na produção de cosméticos naturais. Orientada por Beth Bacchini.Inscrições por ordem de chegada.

Das 16h às 17h – Música | Poin – Pequena Orquestra Interativa
Trabalho desenvolvido pelos integrantes da Cia Cabelo de Maria, a Pequena Orquestra Interativa é um grupo musical que tem como principal característica a interatividade com o público, que é incluído de diferentes formas em todos os números musicais instrumentais apresentados. No repertório, sonoridades que misturam música dos Balcãs, klesmer, valsas malucas e música cigana.

Das 17h às 18h – Oficina | Incensos Naturais
Produção de incensos em rolo com ervas frescas. Orientada por João Diel. Inscrições por ordem de chegada.

Das 18h às 19h30 – Música | Cosmopolita
O quarteto paulistano mergulha na atmosfera sonora das décadas de 1960 e 1970, combrasilidades e latinidades que se fundem ao funk, psicodelia e improvisos jazzísticos de forma espontânea e divertida. No repertório, temas autorais são mesclados com boogaloos, sambas de gringo, grooves e salsas.

Sábado, 3 de dezembro

Durante todo o dia:
– Erê Lab: empresa que desenvolve objetos e oficinas para participação no urbanismo.
– Mundo Maker: espaço de alfabetização digital para crianças, adolescentes e adultos, com pedagogia que une programação, impressão 3D e marcenaria.

10h30 às 11h30 – Oficina | Serigrafia com Stencil
Noções básicas de estamparia e um pouco da história da serigrafia e suas aplicações no mercado comercial. Orientada por Estúdio MOA e Marcus Dan.Inscrições por ordem de chegada.

Das 13h às 14h– Música | Ondina
Movido pela ideia de experimentação e diluição de fronteiras, o projeto Ondina é formado por Sole Yaya (harpa), Andre Nardi (oboé) e DJ K_ri (discotecagem). Esta união revela a pesquisa por sonoridades, paisagens musicais e a busca pela ressignificação dos instrumentos clássicos, colocando-os em destaque sobre diferentes tipos de base, da música eletrônica à black music.

Das 14h às 17h – Oficina | Crochê
O publico é convidado a aprender e aprimorar a técnica do crochê e trocar informações. Orientada pelo Coletivo Nalã.Vagas ilimitadas. Tragam suas linhas e agulhas.

Das 16h às 17h – Show | Trupe Pé de Histórias
Depois de enorme sucesso, a Trupe Pé de Histórias volta a se apresentar no Mercado Manual com o espetáculo “Conto dos Pássaros”. Livremente inspirado no livro “Mil Pássaros pelos Céus”, de Ruth Rocha, o show canta a história de uma cidade, uma menina e muitos pássaros.

Das 17h às 18h – Oficina | Estamparia com Carimbo
Nesta oficina, o público aprenderá a técnica de estampagem por blocos de madeira sobre um lenço. Orientada por Ligia Meneghel. Inscrições por ordem de chegada.

Das 18h às 19h30 – Música | Banda Éko Afrobeat
Com a proposta de difundir o ge?nero afrobeat, a banda E?ko? Afrobeat mistura ritmos africanos com elementos de outros ge?neros, sobretudo da mu?sica popular brasileira, na intenc?a?o de se conectar com outros agentes culturais da dia?spora africana, levando sua musicalidade afro-brasileira para outros pai?ses.

SERVIÇO
Mercado Manual
2 e 3 de dezembro de 2016, sexta e sábado, das 10h às 20h – entrada gratuita sujeita à lotação
Local: Museu da Casa Brasileira – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano
Telefone: (11) 3032-3727
www.mcb.org.br

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]